O desemprego aumentou face ao final do ano passado e como tal não é de estranhar que todas as oportunidades sejam bem-vindas. No entanto, nos tempos que correm, é necessário sempre algum cuidado. É que caso contrário em vez de trazer dinheiro para casa pode acabar por perder muito dinheiro. É exatamente o que se passa com este novo esquema em que pode receber uma suposta chamada das Clínicas CUF a contratar. A grande questão é que isto pode acabar por lhe custar muito dinheiro.
Cuidado se receber uma chamada das Clínicas CUF a contratar!
A chamada chega de um número móvel que à partida irá desconhecer. Quando atende ouve uma gravação de voz a indicar que as clínicas CUF estão a contratar. Nessa altura dizem-lhe que é um trabalho que poderá render entre os 500 e os 700 Euros por dia, algo que é logo para desconfiar. Outro grande alerta é que para se poder candidatar à entrevista de emprego tem de falar com o número que lhe ligou por WhatsApp. Isto é algo que a CUF nunca faria e na realidade nenhuma empresa de grande dimensão que esteja a contratar.
Depois há outro fator igualmente estranho e que apenas serve para garantir que a vítima vai subscrever mesmo o número de WhatsApp. É que por se tentar candidatar à posição recebe logo sete euros. Isto sem ter de fazer mais nada. Ou seja, todo um comportamento estranho.
A chamada é recebida em português e com uma voz bastante credível. No entanto são geradas através de inteligência artificial.
Claro que na prática as coisas não serão assim tão simples e quando adicionar a pessoa que ligou no WhatsApp vão tentar enganá-lo com os mais variados esquemas. A primeira coisa que fazem, sendo uma suposta entrevista, é deitarem a mão aos seus dados pessoais. Depois eventualmente terá de fazer algum pagamento para despesas administrativas. A partir daí tudo pode acontecer mas para que não tenha quaisquer problemas, nem sequer adicione o número em questão no WhatsApp.
As chamadas telefónicas são o grande vetor de ataque
Até aqui, as mensagens por WhatsApp ou até mesmo as SMS eram o grande vetor de ataque. Agora já não. Os criminosos perceberam que as pessoas têm mais tendência em responder às chamadas. Assim utilizam a inteligência artificial para criar as gravações de voz e recorrem a outros sistemas para efetuarem as chamadas e atrair as vítimas.
Ninguém vai recrutar do nada por WhatsApp ou Telegram
Entretanto houve outra coisa que mudou para além do envio das SMS com esquemas. É que os criminosos perceberam que muitas pessoas não têm Telegram ou desconfiam mais desta plataforma. Como tal o que fizeram foi passar para o WhatsApp que é mais conhecida e milhões de pessoas já estão habituadas a utilizá-lo diariamente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!