CES: Conheça a mão prostética que funciona com a mente

Normalmente quando nos lembramos da tecnologia associamos de imediato à vertende dos computadores, smartphones, televisores e de todos os gadgets que fazem parte do nosso dia-a-dia. No entanto, há muitos outros campos em que as inovações são extremamente importantes. Na CES está uma empresa que desenvolveu uma mão prostética que conta com a inteligência artificial para se poder mover, apenas com o poder da mente.

CES: Conheça a mão prostética que usa inteligência artificial

De facto, esta inovação funciona em sincronia com as ondas cerebrais e os sinais musculares de um amputado para replicar o movimento que alguém faria com uma mão real.

A BrainCo, a empresa responsável por esta mão protética, apresentou o modelo final na CES 2020, esta segunda-feira. Notavelmente, esta empresa também conquistou um lugar na lista das 100 principais invenções da Time Magazine. Esta empresa deverá começar a disponibilizar a nova mão prostética no mercado dos EUA ainda este ano.

mão prostética

De acordo com Max Newlon, presidente da BrainCo, a empresa desenvolveu um novo método para compreender os impulsos elétricos do cérebro que entram no membro residual de um amputado. A mão prostética deteta assim a intenção do utilizador e transforma-a num movimento no mundo real.

Segundo relatos, leva apenas 5 a 10 minutos para programar seis gestos nesta mão tecnologicamente avançada. Poder aprender é sem dúvida uma excelente mais valia. Outro benefício da nova mão prostética com inteligência artificial é o custo. Os membros prostéticos robóticos mais comuns podem custar cerca de 60 mil Euros. No entanto, a nova mão prostética da BrainCo pode custar entre 10 e 15 mil Euros.

Neste momento, a mão prostética ​​aguarda o processo de aprovação da organização americana FDA (Food and Drug Administration). Isto significa que, uma vez aprovada, a BrainCo poderá começar a vender oficialmente este produto. Com mais de centenas de milhões de amputados em todo o mundo, a nova invenção pode ser uma benção para muitos. Incluindo veteranos de guerra ou pessoas que nasceram com defeitos físicos.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também