Será que estamos prestes a assistir ao fim das consolas tradicionais? De certeza que já ouviram esta frase muitas vezes ao longo da vossa vida…
Mas a verdade é que mais do que nunca, o mercado está a mudar!
As tecnologias de streaming estão cada vez mais eficientes, e o gaming em telemóveis está a descolar como nunca! Até já temos telemóveis Gaming, como o Razer Phone ou o Asus ROG.
Dito isto, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, falou sobre o futuro das consolas à Variety, e a sua resposta pode surpreendê-lo.
“Acho que vamos ver mais uma geração de consolas, mas existe uma grande probabilidade de vermos cada vez menos hardware a ser lançado. Depois da próxima geração, o mercado vai ser dominado pelo Streaming!”
Então o que vai acontecer a empresas com a Ubisoft? Afinal de contas o seu cliente final é o jogador de consolas! O CEO diz que esta transição vai ser muito positiva para a industria.
“Vai ajudar-nos a crescer muito mais rápido! Mas temos de trabalhar na acessibilidade aos jogos, assegurar que podem ser jogados em qualquer aparelho. O facto de que vai poder fazer stream de qualquer jogo em telemóveis ou TVs sem consola vai mudar muito a indústria.”
A mesma publicação tentou ter uma resposta dos três maiores fabricantes de consolas! A Sony, Nintendo e a Microsoft.
Phil Spencer da Microsoft respondeu de bom grado.
“O nosso foco neste momento é fazer a questão “O que pode a Microsoft para ajudar o gaming?”, isto em vez de apenas se comparar com a concorrência. É mais importante para mim que as pessoas possam jogar Minecraft em qualquer aparelho, do que o joguem numa Xbox One.”
Em suma, o futuro das consolas é ainda incerto!
Talvez ainda faltem alguns anos até que chegue o seu fim. No entanto, há alguns anos também se ouviu muito falar que o “PC Está Morto“, e agora voltou mais forte do que nunca!
Qual é a sua opinião? Fale connosco nos comentários em baixo!