Sabe porque deve estar a mais de 25 centímetros do volante?

Os automóveis estão cada vez mais seguros e para isto contribuem muito os sistemas de segurança que têm vindo a ser implementados nos últimos anos. Não só ajudam a garantir a sobrevivência do condutor no caso de algo correr mal, como evitam inclusivamente a ocorrência de acidentes. Mas para que tudo corra bem também é necessário que o condutor ajude. De facto, tem de fazer a sua parte para garantir uma experiência de condução segura em todas as outras circunstâncias. Mas sabe porque deve estar a mais de 25 centímetros do volante?

Sabe porque deve estar a mais de 25 centímetros do volante?

Muitas vezes não se pensa nisto. No entanto, a verdade é que a sua distância em relação ao volante determina o local onde irá parar em caso de colisão súbita, já para não falar do estado em que acabará por ficar.

Existem algumas razões para esta distância, mas todas elas giram em torno de um único fator que é o Airbag.

distância a sentar do volante

Se nunca viu o airbag de um automóvel ser acionado na sua cara, considere-se com sorte, porque é uma experiência extremamente desagradável. Um airbag destina-se a recebê-lo em segurança no caso de uma colisão súbita e violenta. Assim impede que a sua cabeça e a parte superior do corpo embatam em qualquer uma das superfícies sólidas do automóvel, especialmente o para-brisas. No entanto, um airbag foi concebido partindo do princípio de que está a usar o cinto de segurança e que está sentado a uma distância razoável do volante a partir do qual é acionado.

Quando um airbag se ativa, se estiver com a cabeça diretamente à frente do volante, leva com ele diretamente na sua cara. O resultado será, no mínimo, um nariz partido e, possivelmente, uma lesão ainda mais grave do que essa.

Posicione-se de forma a otimizar a segurança e minimizar os riscos

Para além da distância segura entre bancos, os especialistas recomendam configurar o seu banco de algumas formas específicas para garantir um embate seguro e suave com o airbag em caso de colisão. Manter essa distância de 25 centímetros é, sem dúvida, a parte mais importante. No entanto existem alguns ajustes de posicionamento que pode utilizar para diminuir um pouco mais esse risco.

centímetros do volante

Por um lado, deve recuar o seu banco uma boa distância e manter a parte traseira ligeiramente reclinada. Uma pequena folga extra dará ao airbag um pouco mais de tempo para se ativar totalmente e em segurança. Isto antes de entrar em contacto com ele. Se for de estatura mais baixa e não conseguir alcançar os pedais do acelerador e do travão a não ser que o seu banco esteja mais perto, considere investir num par de extensores de pedais.

Além disso, se o seu volante tiver um mecanismo de ajuste, tente incliná-lo ligeiramente para baixo, mais para o centro do seu corpo do que para cima. Se o airbag disparar diretamente para a sua cabeça, mesmo a uma distância segura, pode sofrer ferimentos na cara ou no pescoço. Tente inclinar o volante de forma a que o airbag se acione diretamente no seu centro de massa, para que possa absorver o golpe com todo o corpo em segurança.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também