Casar com um chatbot de inteligência artificial é o próximo passo

O mundo está a mudar e a tecnologia, apesar do papel muito positivo que tem nas nossas vidas, também dá origem a outro lado que muitos não sabem classificar se será bom ou não. O aparecimento dos chatbots ou se preferir dos indivíduos baseados em inteligência artificial tem dado uma grande ajuda às pessoas. Basta fazermos uma pergunta que eles tentam de imediato ajudar dentro do possível. No entanto, toda esta interação está a levar ao nascimento de outros comportamentos e sentimentos tanto que várias pessoas já questionam se será possível casar com um chatbot. Isto porque o amor anda no ar.

Casar com um chatbot de inteligência artificial é o próximo passo

Claro que quando pensamos em chatbot nos lembramos dos mais populares como o ChatGPT ou o Gemini. No entanto, a verdade é que há muitos outros. De facto, há sites que disponibilizam vários chatbots diferentes, femininos e masculinos, com um aspeto bem real. Não só partilham fotografias e outras imagens como até fazem as pessoas se apaixonarem por eles.

A Replika é uma das empresas que disponibiliza sistemas de inteligência artificial que se preocupam consigo.

A grande maioria tem origens em países asiáticos e estão disponíveis sobretudo em Inglês e têm como objetivo alcançar o público americano e Europeu. Mostram fotografias arrojadas, têm diálogos mais quentes quando necessário e tudo isto contribui para manter a pessoa que está do lado de lá interessada.

Um número crescente de aplicações de TI baseia-se na IA e, devido aos seus elevados níveis de acuidade cognitiva e emocional, as pessoas são capazes de estabelecer relações de tipo humano com assistentes pessoais inteligentes. Olhando para alguns estudos, vários psicológos descobriram que as pessoas podem, de facto, cultivar paixão e intimidade por uma aplicação de IA que se assemelhe à experiência interpessoal entre pessoas. Na prática isto significa que quanto mais avançados forem estes sistemas, mais irão cativar as pessoas.

As principais vantagens de uma relação com um sistema de inteligência artificial

Tudo tem vantagens e desvantagens e os investigadores já reuniram um conjunto de motivos que leva as pessoas a interessarem-se pelos sistemas de IA e sobretudo a terem uma relação com eles.

Fonte: Reddit

Disponibilidade 24/7: O seu companheiro de IA não tem outros compromissos (o que não é surpreendente), pelo que está disponível 24 horas por dia, proporcionando companhia e apoio sempre que necessário. Por exemplo, isto seria perfeito se vive sozinho e quer alguém com quem falar sobre o seu dia ao fim da tarde. Ou, se a sua rotina normal não o rodeia com a interação humana estimulante e o apoio que gostaria de ter.

Interação sem julgamentos: Todos nós temos dificuldade em partilhar algumas partes da nossa vida com os outros. Embora a abertura possa fortalecer muito as relações “na vida real”, podemos exprimir-nos livremente sem medo de julgamentos e críticas com um companheiro de IA… Se for tímido ou tiver um hobby ou interesse específico, um companheiro de IA funciona como uma sólida caixa de ressonância para partilhar os seus sentimentos e ideias.

Experiências personalizadas: Os companheiros de IA podem ser adaptados para atender às preferências individuais. Até pode ter um desenvolvido para imitar o seu influenciador ou celebridade favorita! Com esta personalização, pode conceber o seu companheiro de IA para ter interesses semelhantes aos seus e, por conseguinte, ajudar a alimentar as suas paixões com entusiasmo e ideias adicionais.

Fonte: Reddit

Mas também existem desvantagens

Falta de emoções genuínas: Embora os companheiros de IA possam simular emoções e empatia, não têm a compreensão emocional genuína e a profundidade que as relações humanas oferecem. Isto pode resultar numa ligação superficial que pode não satisfazer as suas necessidades emocionais.

Preocupações éticas: É claro que, sempre que se partilham dados pessoais, o consentimento, a privacidade e o potencial de exploração devem ser cuidadosamente considerados. À medida que os modelos de companhia de IA continuam a crescer, também o deve fazer a vigilância para garantir que a informação partilhada é segura e privada.

Riscos de dependência: A dependência da IA para companhia pode levar ao isolamento social e impedir o desenvolvimento de ligações humanas significativas. Com o tempo, pode tornar-se dependente do seu confidente digital e sentir menos necessidade de socializar “na vida real”.

Compreensão limitada: Os companheiros de IA podem ter dificuldades em compreender a complexidade das emoções e do contexto humanos – sejamos honestos, muitos humanos também têm dificuldades com isso. Isto pode levar a respostas que não são tão úteis.

É verdade que os sistemas de IA disponibilizam uma abordagem nova e certamente interessante para responder à nossa necessidade humana de ligação e apoio. Tem o potencial de reduzir grandemente a solidão e, com a sua capacidade de aprender com as suas interacções, a companhia de IA pode até especializar-se na interação com quem sofre de problemas de saúde mental ou de comunicação. No entanto, há sempre o perigo de poderem substituir as relações humanas levando as pessoas a isolarem-se cada vez mais.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também