Casamento entre a MediaTek e Nvidia agita o mercado

A MediaTek tem feito um grande esforço para se destacar no mercado dos smartphones emblemáticos, e parece que o próximo passo é a integração de uma placa gráfica da Nvidia. De facto pode ser a cereja no topo do bolo.

Casamento entre a MediaTek e Nvidia agita o mercado

De acordo com as informações que chegam do DigiTimes, a MediaTek está a trabalhar para integrar uma gráfica da Nvidia na sua próxima oferta de processadores topo de gama, especificamente desenvolvidos para móveis. O novo chip poderá chegar já em 2024, o que implica que provavelmente não aparecerá na próxima geração, que chega no final deste ano.

MediaTek T750

Integrar um processador gráfico da Nvidia num chip para smartphones da MediaTek será certamente um grande passo em frente para a empresa, uma vez que a MediaTek, tal como a Qualcomm, dependem atualmente dos designs da ARM. No entanto, a Qualcomm, até deu um passo em frente quando adquiriu a Nuvia em 2021. Eventualmente já a querer impulsionar também esta área.

Esta é de facto uma decisão lógica. Caso não se recorde a AMD, fez uma parceria anterior com a Samsung para trazer uma gráfica AMD para os processadores Exynos da empresa. No entanto os problemas de desempenho acabaram por deixar o Exynos 2200 quase esquecido.

MediaTek Nvidia

Além de trazer uma gráfica Nvidia para os processadores da MediaTek, a aparente parceria das duas marcas também pode impulsionar os computadores Windows com ARM. Indiretamente isto também pode acabar por ajudar os Chromebooks, onde a MediaTek tem uma grande participação.

É verdade que durante muito tempo a MediaTek acabou por ficar atrás de alguns concorrentes como a Qualcomm. Digamos que lhes faltava um bocadinho para conseguirem atingir o mesmo desempenho. No entanto as coisas estão bem diferentes e a MediaTek está a dar cartas.

Agora só o tempo dirá o que vai acontecer. Seja como for se este casamento entre a MediaTek e a Nvidia se confirmar será sem dúvida um passo em frente para estes processadores chegarem a ainda mais fabricantes.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também