O aumento das contas de energia é inevitável no inverno. Isto por vários motivos. Logo à partida porque é preciso manter a casa mais quente. Depois temos as luzes de Natal, entre muitas outras coisas que contribuem para a felicidade das empresas de energia. No entanto aquecer a casa não significa necessariamente gastarmos mais. Isto se recorrermos a alguns truques. Deste modo consegue ter a casa mais quente sem ligar o aquecedor.
O posicionamento da cama
Muitas pessoas sentem frio na hora de irem dormir. Isto é perfeitamente normal. Passaram algum tempo na sala e quando vão para o quarto a cama está mais fria e custa um pouco a aquecer. Claro que poderíamos ter um aquecedor já lá ligado, mas aí estaríamos a gastar luz. Assim há algumas coisas que podemos fazer para contornar isto. Posicionar a cama em paredes interiores é uma delas. Quem tiver a cabeceira da cama encostada a uma parede exterior é suscetível de sentir mais frio do que se estiver junto a uma parede interior.
Também deve colocar a cama longe das janelas, uma vez que mesmo as janelas mais isoladas podem perder calor e deixar entrar correntes de ar frio.
Correntes de ar
No que diz respeito a correntes de ar certifique-se de que veda todas as correntes de ar das janelas e portas utilizando tiras de proteção e película para janelas. É que isso pode ter um impacto muito maior do que se poderia esperar.
Para encontrar quaisquer correntes de ar em sua casa, pode sentir o movimento do ar em torno de portas, janelas, rodapés e unidades de ar condicionado.
Divisões fechadas
Para além disso, mantenha as portas das divisões não utilizadas fechadas para concentrar o calor onde mais precisa dele. Para além disso utilize um dispositivo de exclusão de correntes de ar para bloquear a entrada de ar frio por baixo das portas.
Outra dica importante é fechar as cortinas depois de o sol se pôr para reter o calor. Isto especialmente se tiver cortinas com um forro térmico.
A roupa de cama
Quanto à roupa de cama, os lençóis de flanela ou de algodão são mais quentes durante os meses de inverno e ajudam-no a reter o calor do corpo enquanto adormece.
Para além disso, acrescente várias camadas, como um edredão, cobertores ou mesmo um cobertor com pesos, para que seja mais fácil ajustar o seu calor durante a noite.
Investir num edredão de inverno de boa qualidade é o melhor. Opte por materiais isolantes, como a lã para uma melhor retenção do calor, e considere um protetor de colchão para aumentar o calor; a espuma viscoelástica ou a lã são excelentes opções.
Quanto a um cobertor elétrico, pode ser uma opção mais barata do que ligar o aquecimento central. O funcionamento de um cobertor elétrico custa, em média, apenas 20 cêntimos por noite, o que é 60 vezes mais barato do que o aquecedor.
Assim vai conseguir ter a casa quente sem ligar o aquecedor.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!