A ideia de carteira digital já não é novidade para ninguém, mas, tal e qual como no passado não era possível ter fotos ou fotocópias dos nossos documentos, hoje em dia também se está a revelar uma tarefa realmente complicada para a Google e Apple, criar um serviço padronizado para todas as regiões.
Um documento, mesmo que digital, tem de ser legalizado, sendo exatamente por isso que em Portugal (apesar de nem sempre funcionar), temos a app GOV.id.
Pois bem, de forma a acelerar as coisas, a Google vai avançar com uma funcionalidade de digitalização de documentos, mesmo que estes não tenham qualquer relevância legal.
Carteira Google vai ter todos os seus cartões. Mas…
Parece que a Google Wallet (Carteira Google) vai permitir a digitalização de todos os seus documentos de identificação físicos, de forma a guardá-los em uma nova secção denominada de “Tudo o resto”.
A empresa já tinha anunciado a funcionalidade em Maio durante a Google I/O, mas, devido a todos os problemas legais que existem à volta dos documentos digitais, existiam algumas dúvidas quanto ao lançamento da funcionalidade, ou talvez mais importante que isso, a sua disponibilização generalizada para todas as regiões.
Mas… Parece que a Google já não quer saber! A funcionalidade vai existir, mesmo que não tenha qualquer validade legal.
O que é isto?
A Carteira Google vai ser capaz de converter os seus documentos físicos e passes em cartões digitais, que tanto podem ser extremamente parecidos aos verdadeiros, como podem servir apenas como um resumo da informação lá descrita. (Pode editar e acrescentar informação, visto que a app apenas vai conseguir transcrever o que estiver visível).
Isto vai ser possível para o Cartão de Cidadão, Carta de Condução, Cartões de Empresas, e até passes de comboio, autocarro, etc…
Porém, como dissemos em cima, estes cartões digitais não servem como substitutos a documentos legais. Vai ter de continuar a andar com os seus documentos, ou no mínimo, com a app GOV.id em Portugal.
Porquê tanta complicação?
A Google teria de chegar a acordos legais complicados em cada região onde a carteira Google existe. Por enquanto, não parece que a empresa esteja a trabalhar nesse sentido, embora a opção possa ser útil para situações mais informais.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!