Calma! Não estamos a falar dos alertas do Google Maps, ou do Waze, que nos avisam da localização dos radares fixos e/ou móveis. Estamos a falar de uma autêntica revolução na forma como um automóvel se comporta, e como um condutor controla o volante e os pedais.
Afinal, os carros mais recentes, seja com recurso a câmeras, ou aos dados GPS, já sabem qual é o limite de velocidade em qualquer ponto da sua viagem. Por isso, com um software inteligente, é agora possível limitar a velocidade destes mesmo automóveis, à legalmente atribuída pelas autoridades de cada país.
Muito resumidamente, os carros estão cada vez mais inteligentes, e pelos vistos, num futuro bem próximo, até a velocidade vai ser inteligente. Isto pode muito bem significar o fim das multas rodoviárias! (O que por sua vez é uma “facada” na caça à multa em Portugal! Será que vai em frente, por terras lusas?)
Carros Smart podem significar o fim das multas rodoviárias!
Portanto, estamos a falar do sistema ISA, que a partir de agora, vai ser integrado em todos os veículos novos. Uma solução com um potencial tremendo para evitar abusos no lado dos condutores, mas que ainda assim, pelo menos por enquanto, poderá ser desativada. Aliás, nos veículos já equipados com o sistema, o ISA vem desativado por defeito, sendo necessário uma ação do utilizador para o ligar.
Mais concretamente, a legislação Europeia, a partir do dia 6 de Julho, obriga à implementação do sistema mencionado em cima (Intelligent Speed Assistance). Com a medida aplicada primeiramente em automóveis de passageiros e comerciais.
Uma guerra à nossa frente! Segurança vs Performance?
Em suma, obviamente que no campo da segurança, este sistema parece simplesmente brutal. (Segundo Bruxelas, o ISA pode reduzir os acidentes em 30%, e mortes em 20%). No entanto, para o mercado automóvel, é uma notícia extremamente negativa, visto que os modelos mais potentes deixam de ser desejáveis pelos condutores, ao mesmo tempo que perdem muita da sua valorização.
Contudo, vale a pena ainda salientar que o sistema ISA permite ao condutor ultrapassar o limite de velocidade, durante um espaço de tempo reduzido! Isto de forma a realizar uma ultrapassagem, ou efetuar alguma manobra de emergência.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Consegue imaginar comprar um automóvel, e este já vir limitado no campo da performance? Concorda? Discorda? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!