Os carros já não precisam de chaves e isso tem os seus riscos!

Antigamente, era impensável andar de carro sem as chaves tradicionais. Eram necessárias para abrir as portas e ligar o motor. Hoje em dia, isso mudou bastante: muitos carros novos já não vêm com uma chave tradicional. Em vez disso, utilizam comandos, pequenos dispositivos eletrónicos a pilhas que fazem parte do sistema de entrada e ignição sem chave (keyless entry e keyless start). No entanto ter carros que não precisam de chaves abrem as portas a outros riscos.

Os carros já não precisam de chaves e isso tem os seus riscos!

Tal como o nome indica, o sistema keyless permite destrancar o carro e ligá-lo sem precisar de usar fisicamente uma chave. Basta ter o comando consigo, aproximar-se do carro e premir o botão na maçaneta — e as portas abrem-se automaticamente. Para pôr o carro a trabalhar, é só carregar no botão de arranque. Tudo isto funciona graças à comunicação sem fios entre os sensores do carro e o comando.

Este sistema trouxe uma grande conveniência, já que não é preciso andar sempre a procurar a chave no bolso ou na mala. Além disso, foi uma forma de os fabricantes aumentarem a segurança e dificultarem o roubo por ligação direta. Mas será mesmo assim tão seguro?

As desvantagens do sistema sem chave

Apesar da comodidade, os sistemas keyless também apresentam riscos sérios — especialmente quando falamos de segurança. O maior problema? A possibilidade de roubo sem que os ladrões precisem sequer de tocar na tua chave.

Com um amplificador e um transmissor, é possível simular que o comando está junto ao carro, mesmo que esteja dentro de casa. Um ladrão posiciona-se perto do carro com o transmissor, enquanto o cúmplice se aproxima da porta de casa com o amplificador. O carro envia um sinal à procura da chave. Entretanto o amplificador capta esse sinal e transmite-o para dentro de casa. Quando a chave responde, o sinal é reenviado para o carro — que assume que a chave está por perto e destranca as portas.

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Emulador portátil

Outro método comum é o uso de um emulador portátil, que imita o sinal do comando. Neste caso, o ladrão nem precisa de ajuda: aproxima-se do carro, ativa o emulador e o veículo responde como se fosse a chave verdadeira.

Alguns carros, especialmente os com acessos fáceis como teto de abrir, podem também ser vulneráveis a ataques via porta OBD. Esta porta serve para diagnóstico de avarias, mas pode ser usada para apagar a chave original do sistema e adicionar uma nova — facilitando o roubo do carro.

Como proteger o carro com sistema keyless

Os comandos mais recentes entram automaticamente em modo de suspensão após algum tempo sem movimento, o que ajuda a cortar a comunicação com o carro. No entanto, nem todos os modelos têm esta função, por isso convém confirmar. Se não for o caso, o ideal é desativar manualmente o sinal do comando.

Se o seu carro não permitir desligar o sistema, há outra solução prática: guardar o comando dentro de uma bolsa de Faraday assim que sai do carro. Estas bolsas bloqueiam sinais eletromagnéticos e impedem qualquer comunicação entre a chave e o veículo. E não, embrulhar a chave em papel de alumínio não funciona da mesma forma.

Também é aconselhável guardar a chave e a suplente longe de portas e janelas, para dificultar o acesso ao sinal por parte de criminosos.

Se não tens hipótese de estacionar numa garagem, vale a pena apostar em dissuasores físicos, como bloqueadores de volante, travões de roda ou capas para a porta OBD com fecho. Qualquer obstáculo que atrase um roubo pode ser suficiente para o ladrão desistir e procurar um alvo mais fácil.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
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