Carros Importados em Portugal. PorquĂȘ? Quanto custa?

JĂĄ viu um carro obviamente mais “antigo”, mas com uma matrĂ­cula rigosamente nova? É normal! Em Portugal, alĂ©m da compra de carros usados em muito ultrapassar a compra de carros novos, tambĂ©m se importam mesmo muitos carros, especialmente de mercados em que as marcas Premium reinam, como Ă© o caso da Alemanha.

PorquĂȘ? Bem, porque os carros sĂŁo demasiado caros em Portugal, e por isso Ă© possĂ­vel ter um carro superior pelo mesmo valor que pagaria por cĂĄ, ou comprar o mesmo carro a um valor mais em conta.

Claro que tambĂ©m existem desvantagens, mas como no papel as vantagens parecem ser realmente apelativas, cada vez mais se importam carros para este pequeno cantinho Ă  beira mar plantado. Curiosamente, isto Ă© especialmente verdade com os elĂ©tricos! Que andam a entrar em grandes nĂșmeros, nas nossas fronteiras, com uns quantos quilĂłmetros em cima.

  • Nota: Antes de mais nada, se for um automĂłvel elĂ©trico importado de um paĂ­s da UE estĂĄ completamente isento de ISV.
  • AliĂĄs, um carro elĂ©trico importado da UE nĂŁo paga qualquer imposto, desde que na origem tenha pago o respectivo IVA e seja considerado usado. (Usado: mais de 6.000km e mais de 6 meses de matrĂ­cula)

Carros Importados em Portugal. PorquĂȘ? Quanto custa?

Importar um carro parece simples, mas Ă© complexo o suficiente para existirem empresas, ou stands, completamente focadas neste tipo de mercado. Dito tudo isto, vamos apontar para os 8 passos essenciais para ser capaz de importar um veĂ­culo para Portugal.

1. Papéis! Tem de ter toda a documentação!

Ou seja, tem de ter o Certificado de Matrícula do País de Origem, a fatura da compra ou declaração de venda, dependendo se comprou a um comerciante ou a um particular. Além de tudo isto, tem ainda de ter um Certificado de Conformidade (COC), emitado pelo fabricante, que deve ser obtido junto da entidade que lhe vendeu o veículo. Este documento comprova que o veículo cumpre a legislação necessåria para circular.

AlĂ©m de tudo isto, precisa ainda da guia de transporte, caso o carro tenha sido transportado num camiĂŁo, reboque, etc…

2. Inspeção!

Como qualquer veículo a circular em Portugal, este tem de ir à inspeção para atribuição de matricula. Também vai precisar de levar alguma documentação, como é o certificado de matrícula do país de origem, Modelo 9 do IMT jå preenchido, e o COC jå referenciado em cima.

3. Homologação

Logo de seguida, estå na hora de ir ao IMT para ter uma homologação nacional. Mais uma vez, levar o certificado de matrícula, o COC e o papel da inspeção.

4. Mais papéis!

Ainda falta a Declaração Aduaneira do Veículo (DAV) que deve ser submetida no prazo de 20 dias após a chegada do carro a Portugal. É feito online a partir do Portal Aduaneiro. (Vai precisar de todos os documentos já referenciados).

5. Impostos!

Entretanto, depois da DAV feita e entregue, será emitido o DUC (Documento Único de Cobrança).

Neste documento estĂŁo todos os impostos que tĂȘm de ser pagos para legalizar o automĂłvel em Portugal

Que impostos sĂŁo estes?

  • ISV (Imposto Sobre VeĂ­culos) – Incide sobre os veĂ­culos motorizados matriculados pela primeira vez em Portugal. O montante depende da cilindrada, idade do veĂ­culo, e emissĂ”es de CO2. (Simulador aqui). (Nota: Podem existir casos de isenção deste imposto)
  • IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) – Caso compre o automĂłvel noutro paĂ­s da UniĂŁo Europeia, apenas terĂĄ de pagar IVA em Portugal se este for novo (com menos de 6.000 quilĂłmetros ou tenha sido entregue hĂĄ menos de seis meses). Caso se trate de um veĂ­culo utilizado, apenas paga IVA no paĂ­s de origem e nĂŁo terĂĄ de pagar este imposto em Portugal. Por fim, se o veĂ­culo vier de um paĂ­s fora da UniĂŁo Europeia, terĂĄ de pagar IVA sobre a importação do automĂłvel, assim como direitos aduaneiros, tal como acontece com qualquer outro bem importado.
6. Tudo pago? Peça o certificado de matrícula (Documento Único Automóvel)

O certificado de matrĂ­culo Ă© o documento que identifica o dono do automĂłvel bem como todas as suas caracterĂ­sticas tĂ©cnicas. É como se fosse o Bilhete de Identidade do seu carro.

Antes de mais nada, o pedido é feito no IMT, e implica ter toda a documentação jå referenciada.

7. Seguro e Registo!

Assim que tiver a matrĂ­cula, tem de arranjar um seguro. Afinal, Ă© a Ășnica forma de circular em Portugal dentro da legalidade. AlĂ©m disso, tem tambĂ©m de fazer o registo de propriedade numa conservatĂłria. Pode ser feito presencialmente ou online. Aqui nĂŁo precisa de documentos, porque as conservatĂłrias tĂȘm acesso a tudo a partir da sua base de dados.

Custos totais? 

Em suma, vai depender do carro!

Assim, como base, vai ter de pagar a Inspeção ExtraordinĂĄria (97.05€), Certificado de MatrĂ­cula (Por registo inicial Ă© de 55,00€, online Ă© de 46,80€), e ainda falta o registo do veĂ­culo que custa outros 55.30€. Depois de tudo feito, precisa de duas placas de matrĂ­cula (~25€).

Parece barato? Bem, estes valores são os mais baixos, o que realmente custa a pagar é o transporte, que pode ser feito de vårias formas, e por isso pode ter custos muito diferentes. Além disso, tem ainda os impostos ISV e IVA, que dependem totalmente do veículo que quer importar. (Elétricos não pagam caso entrem na exceção mencionada em cima)

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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