JĂĄ viu um carro obviamente mais “antigo”, mas com uma matrĂcula rigosamente nova? Ă normal! Em Portugal, alĂ©m da compra de carros usados em muito ultrapassar a compra de carros novos, tambĂ©m se importam mesmo muitos carros, especialmente de mercados em que as marcas Premium reinam, como Ă© o caso da Alemanha.
PorquĂȘ? Bem, porque os carros sĂŁo demasiado caros em Portugal, e por isso Ă© possĂvel ter um carro superior pelo mesmo valor que pagaria por cĂĄ, ou comprar o mesmo carro a um valor mais em conta.
Claro que tambĂ©m existem desvantagens, mas como no papel as vantagens parecem ser realmente apelativas, cada vez mais se importam carros para este pequeno cantinho Ă beira mar plantado. Curiosamente, isto Ă© especialmente verdade com os elĂ©tricos! Que andam a entrar em grandes nĂșmeros, nas nossas fronteiras, com uns quantos quilĂłmetros em cima.
- Nota: Antes de mais nada, se for um automĂłvel elĂ©trico importado de um paĂs da UE estĂĄ completamente isento de ISV.
- AliĂĄs, um carro elĂ©trico importado da UE nĂŁo paga qualquer imposto, desde que na origem tenha pago o respectivo IVA e seja considerado usado. (Usado: mais de 6.000km e mais de 6 meses de matrĂcula)
Carros Importados em Portugal. PorquĂȘ? Quanto custa?
Importar um carro parece simples, mas Ă© complexo o suficiente para existirem empresas, ou stands, completamente focadas neste tipo de mercado. Dito tudo isto, vamos apontar para os 8 passos essenciais para ser capaz de importar um veĂculo para Portugal.
1. Papéis! Tem de ter toda a documentação!
Ou seja, tem de ter o Certificado de MatrĂcula do PaĂs de Origem, a fatura da compra ou declaração de venda, dependendo se comprou a um comerciante ou a um particular. AlĂ©m de tudo isto, tem ainda de ter um Certificado de Conformidade (COC), emitado pelo fabricante, que deve ser obtido junto da entidade que lhe vendeu o veĂculo. Este documento comprova que o veĂculo cumpre a legislação necessĂĄria para circular.
AlĂ©m de tudo isto, precisa ainda da guia de transporte, caso o carro tenha sido transportado num camiĂŁo, reboque, etc…
2. Inspeção!
Como qualquer veĂculo a circular em Portugal, este tem de ir Ă inspeção para atribuição de matricula. TambĂ©m vai precisar de levar alguma documentação, como Ă© o certificado de matrĂcula do paĂs de origem, Modelo 9 do IMT jĂĄ preenchido, e o COC jĂĄ referenciado em cima.
3. Homologação
Logo de seguida, estĂĄ na hora de ir ao IMT para ter uma homologação nacional. Mais uma vez, levar o certificado de matrĂcula, o COC e o papel da inspeção.
4. Mais papéis!
Ainda falta a Declaração Aduaneira do VeĂculo (DAV) que deve ser submetida no prazo de 20 dias apĂłs a chegada do carro a Portugal. Ă feito online a partir do Portal Aduaneiro. (Vai precisar de todos os documentos jĂĄ referenciados).
5. Impostos!
Entretanto, depois da DAV feita e entregue, serĂĄ emitido o DUC (Documento Ănico de Cobrança).
Neste documento estĂŁo todos os impostos que tĂȘm de ser pagos para legalizar o automĂłvel em Portugal
Que impostos sĂŁo estes?
- ISV (Imposto Sobre VeĂculos) – Incide sobre os veĂculos motorizados matriculados pela primeira vez em Portugal. O montante depende da cilindrada, idade do veĂculo, e emissĂ”es de CO2. (Simulador aqui). (Nota: Podem existir casos de isenção deste imposto)
- IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) – Caso compre o automĂłvel noutro paĂs da UniĂŁo Europeia, apenas terĂĄ de pagar IVA em Portugal se este for novo (com menos de 6.000 quilĂłmetros ou tenha sido entregue hĂĄ menos de seis meses). Caso se trate de um veĂculo utilizado, apenas paga IVA no paĂs de origem e nĂŁo terĂĄ de pagar este imposto em Portugal. Por fim, se o veĂculo vier de um paĂs fora da UniĂŁo Europeia, terĂĄ de pagar IVA sobre a importação do automĂłvel, assim como direitos aduaneiros, tal como acontece com qualquer outro bem importado.
6. Tudo pago? Peça o certificado de matrĂcula (Documento Ănico AutomĂłvel)
O certificado de matrĂculo Ă© o documento que identifica o dono do automĂłvel bem como todas as suas caracterĂsticas tĂ©cnicas. Ă como se fosse o Bilhete de Identidade do seu carro.
Antes de mais nada, o pedido é feito no IMT, e implica ter toda a documentação jå referenciada.
7. Seguro e Registo!
Assim que tiver a matrĂcula, tem de arranjar um seguro. Afinal, Ă© a Ășnica forma de circular em Portugal dentro da legalidade. AlĂ©m disso, tem tambĂ©m de fazer o registo de propriedade numa conservatĂłria. Pode ser feito presencialmente ou online. Aqui nĂŁo precisa de documentos, porque as conservatĂłrias tĂȘm acesso a tudo a partir da sua base de dados.
Custos totais?Â
Em suma, vai depender do carro!
Assim, como base, vai ter de pagar a Inspeção ExtraordinĂĄria (97.05âŹ), Certificado de MatrĂcula (Por registo inicial Ă© de 55,00âŹ, online Ă© de 46,80âŹ), e ainda falta o registo do veĂculo que custa outros 55.30âŹ. Depois de tudo feito, precisa de duas placas de matrĂcula (~25âŹ).
Parece barato? Bem, estes valores sĂŁo os mais baixos, o que realmente custa a pagar Ă© o transporte, que pode ser feito de vĂĄrias formas, e por isso pode ter custos muito diferentes. AlĂ©m disso, tem ainda os impostos ISV e IVA, que dependem totalmente do veĂculo que quer importar. (ElĂ©tricos nĂŁo pagam caso entrem na exceção mencionada em cima)
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