Para muitos condutores, apesar de interessantes, os carros elétricos não são o futuro do mundo automóvel. Ou pelo menos, não vão ser a única solução para um futuro mais eficiente ou sustentável. É exatamente por isso que várias fabricantes tiraram o pé do acelerador da eletrificação, enquanto outras nunca deixaram de perseguir alternativas, como é o caso da Toyota, que além da eletrificação, continua a trabalhar em automóveis híbridos, motorizações a hidrogénio, e de vez em quando também toca no sempre curioso assunto dos combustíveis sintéticos.
Mas, de facto, a Toyota não é a única fabricante automóvel interessada nos veículos híbridos. Aliás, a Geely, a gigante Chinesa que detém a Volvo, e tem grandes posições na Mercedes, Smart, entre outras marcas, está muito empenhada em levar os automóveis PHEV (Plug-In) a outros patamares.
Carros híbridos vão ter autonomias à volta dos 2000 km!
Portanto, a gigante asiática está a apostar forte nos automóveis híbridos, e ao que tudo indica pode estar prestes a revelar o sistema PHEV mais evoluído à face da terra. A ideia é fazer com que este tipo de carro híbrido seja capaz de fazer cerca de 2000 quilómetros com um único depósito de combustível, e claro, a sua bateria cheia.
Não sabemos ainda como é que a Geely conta chegar a estes números. Mas, já sabemos que a tecnologia tem o nome de Thor, e a motorização vai ser tão eficiente que pode ser possível ter um consumo de combustível inferior a 3 litros por cada 100 quilómetros percorridos. Segundo o que sabemos, o motor a combustão vai ter uma eficiência térmica superior a 46%. (Em média, uma qualquer motorização anda à volta dos 40%.)
Entretanto, é esperado que este sistema se estreie no Geely Galaxy Starship. Automóvel que entretanto já foi apresentado e deverá começar a chegar ao mercado ainda durante este ano de 2025.
Dito tudo isto, a ser verdade, mesmo tendo em conta todos os obstáculos que Europa anda a meter à frente das fabricantes Chinesas… A realidade é que a China está cada vez mais no centro do automóvel, não só no preço, como também no avanço tecnológico.
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