Se por acaso estiver interessado num híbrido plug-in, ou seja, um automóvel capaz de andar puramente de forma elétrica (35~70KMs), ao mesmo tempo que continua a contar com um motor a combustão para viagens mais longas, sabe que as marcas muitas vezes afirmam que estes modelos fazem médias simplesmente brutais, como por exemplo, 1.5 litros de combustível gasto por 100 quilómetros percorridos. O que claro está, no mundo real, é obviamente mentira.
Pois bem, a União Europeia está atenta a esta estratégia de marketing! De forma a endurecer o procedimento de medição de consumos, e também de emissões de gases poluentes, nos veículos híbridos plug-in (PHEV).
Carros híbridos: Marcas mentem nos números, mas a UE está atenta
Portanto, o objetivo máximo da União Europeia passa por alcançar dados mais realistas, especialmente agora, que este tipo de veículo é muito mais banal nas estradas, e os números reais, são muitas vezes, até 4x mais baixos.
Para isso, está a ser estudada uma alteração ao Factor de Utilidade, que por sua vez regula a proporção em que o carro pode circular no modo elétrico relativamente ao uso do motor a combustão.
Em suma, é uma mudança importante, visto que os números estão quase sempre muito exagerados. Pessoalmente, tenho um VW Golf GTE, um híbrido plug-in que segundo a marca é capaz de percorrer cerca de 50KM de forma puramente elétrica (~40 Kms reais), e tem consumos combinados à volta do litro de gasolina por 100 quilómetros percorridos.
Na minha opinião, é um carro realmente capaz de fazer médias brutais, se o condutor tiver cuidado com o pé do pé no acelerador. Já fiz Salvaterra -> Lisboa com uma média de apenas 1.9L, e nem usei a totalidade da bateria. Mas 1L, ou mesmo 1.5L por 100KMs? Isso é uma realidade que nunca fui capaz de alcançar.
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