Carros Elétricos: Vai ser possível carregar só com Multibanco!

Como já deve ter percebido, Portugal é um país extremamente interessante em vários campos, especialmente na capacidade que temos de complicar as coisas que até fazemos bem e de forma extremamente simples.

Por exemplo, o mesmo país que desenvolveu e implementou a rede multibanco, tão boa que está a ser replicada lá fora, foi o mesmo que implementou o complexo e incrivelmente chato sistema de carregamento de carros elétricos gerido por uma única entidade, a Mobi.E, que detém a responsabilidade de gerir a informação entre os diferentes intervenientes da rede.

Ou seja, apesar de tudo ser gerido por uma figura central (Mobi.E), em Portugal temos várias outras entidades dentro do mundo do carregamento dos carros elétricos. Como os CEME (Comercializadores de Energia para a Mobilidade Elétrica), os OPC (Operadores de Posto de Carregamento), e ainda os UVE (Utilizadores de Veículos Elétricos)

De forma muito resumida, isto resulta num sistema “partido”, em que os utilizadores têm de andar com dezenas de cartões atrás, de forma a conseguirem o melhor preço possível em dado posto.

Infelizmente também resulta em postos iguais, com a mesma energia, mas com preços vastamente diferentes. Mas o pior é mesmo a dificuldade de acesso a informação! Quanto vai pagar? Difícil saber! A grande maioria dos condutores só vai saber quanto pagou quando receber a fatura em casa no final do mês.

Pois bem, lá fora já se pagam carregamentos com multibanco, e ao que tudo indica, em Portugal isso também vai acontecer. Alguns postos até já estão preparados para isso!

Carros Elétricos: Vai ser (finalmente) possível carregar só com Multibanco!

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Sou muito honesto, se há coisa que me irrita é ter de fazer simulações de preço num qualquer posto de carregamento elétrico através de apps como a MIIO, para eventualmente perceber que cartão tenho de utilizar para carregar o meu Plug-In ou Elétrico. Sim, simulação, o preço final pode acabar por nem ser aquele! Esse só vou descobrir no final do mês.

É também estranho ter de obrigar os condutores a ter de fazer um contrato com uma ou mais entidades, só para conseguirem carregar o seu automóvel em postos de carregamento públicos.

Afinal de contas, no mundo dos ICE (Carros a Combustão), basta entrar num posto de combustível, meter Gasolina, Gasóleo, ou o que quer que seja, e pagar no final. Mesmo que tenha cartões de fidelização como é o caso da Repsol, BP, etc… Para ter um preço mais apelativo, a realidade é que o preço está à vista, e paga no momento. Não tem de esperar um mês pela fatura.

Pois bem, novas normas europeias estão a caminho para acabar com a complicação!

Ou seja, a partir de 2024, por entrada em vigor da regulamentação do AFIR, vai ser obrigatório dar a alternativa de pagamento por cartão ou contactless em todos os novos postos com 50kW ou mais de potência

Alguns dos postos mais recentes em Portugal já têm terminal de pagamento sem contacto exatamente por isto.

Em suma, isto não vai acabar com toda a complicação que podemos encontrar no sistema Português. Aliás, acredito que vai continuar a existir espaço para usar os cartões da MIIO, Evio, EDP, Galp, etc… Mas, vai com toda a certeza trazer algumas mudanças necessárias para o sistema. Entretanto partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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