Carros Elétricos Usados: Vão aparecer! Mas… Quer um?

O mundo automóvel está caro, e na verdade, não está caro apenas no lado dos carros novos, também está caro no lado dos usados. Como deve saber, estamos a viver uma revolução elétrica, em que o Diesel está a desaparecer a uma velocidade pura e simplesmente incrível, ao mesmo tempo que as fabricantes tentam eletrificar o motor a gasolina para aumentar a sua eficiência, e claro, tentam também apostar em cada vez mais alternativas elétricas.

Porém, enquanto os carros a combustão no mercado de usados se vendiam (e ainda se vendem) bastante bem, especiamente em mercados como o Português, onde os condutores não têm o mesmo poder de compra de outras regiões, e por isso até olham para este tipo de compra como algo vantajoso no sentido de ser possível ter um carro de uma gama superior, a um preço mais em conta… O mesmo já não acontece com os carros elétricos!

Afinal, além das vantagens e preço mais apelativo, também é preciso ter em conta que é possível perceber o estado de conversação de um qualquer carro a combustão a partir do seu número de quilómetros, registos de manutenção, ou através de uma pequena vistoria feita por um técnico especializado.

O que levanta uma questão… Quando o futuro elétrico chegar a sério, como é que vai ficar o mundo dos automóveis usados?

Carros Elétricos Usados: Vão começar a aparecer! Mas… Quer um?

Tesla Model 3

Portanto, caso não saiba, em algumas regiões mais endinheiradas e com maior taxa de adoção de elétricos, já existem parques automóveis cheios de veículos 100% elétricos abandonados. Porquê? Porque não é tão fácil vender um carro elétrico usado, como era e continua a ser vender um carro a combustão.

Afinal, os carros elétricos ainda estão em evolução, com novas tecnologias a chegar todos os anos aos novos modelos, e claro, talvez mais importante que tudo isto, ninguém percebe muito bem como funciona o ciclo de vida de uma bateria! Existem muitas incertezas!

Afinal, temos sempre o medo relativamente ao que pode acontecer quando uma bateria “morre”… O que na maioria das vezes, sem apoio das fabricantes, é um custo equivalente à compra de um carro novo. Além disso, existe ainda o problema das dificuldades de carregamento, especialmente para os condutores que não conseguem carregar em casa.

Dito tudo isto, numa altura em que já só se fala de veículos 100% elétricos realmente interessantes a menos de 25 mil euros, com vários modelos a chegar ao mercado já no próximo ano, isto sem nunca esquecer os milhares de contratos de leasing e renting de carros elétricos a terminar… O que vai acontecer?

Golf, GTE, Híbrido, Carregar, elétrico

Será que vamos ver os consumidores a ignorar todos os Renault Zoe, Nissan Leaf, Tesla Model 3, etc… Para esperar pelo impacto dos carros elétricos de 25 mil euros no mercado? Ou será que vamos ver muito boa gente a optar por carros elétricos usados, mas ainda assim muito recentes?

Bem… Provavelmente vai tudo depender do preço!

O mercado de usados tem um imenso potencial, mas tem de ter o preço “certo”. Como deve imaginar, o preço certo de antigamente não é o preço da revolução elétrica atual. Em suma, ainda existe muita incerteza neste mercado, e por isso mesmo, se quer continuar “vivo”, vai ter de se adaptar.

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo. Isto não é um artigo informativo, mas sim de discussão! O que acha que vai acontecer? 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também