Recentemente, num estudo feito por investigadores suecos, com o objetivo de perceber os impactos do desenvolvimento e produção dos carros elétricos. Ficámos a saber algumas coisas bastante interessantes. Afinal de contas, estes veículos 100% elétricos não são tão zero emissões de CO2 como as equipas de marketing querem fazer passar, especialmente na sua produção.
Muito resumidamente, o estudo tem como objetivo investigar qual a poluição proveniente da produção das baterias que os veículos elétricos utilizam. Além de descobrir também o impacto que as mesmas têm ao longo do seu ciclo de vida.
Ao fim ao cabo, as baterias são o componente base de um modelo elétrico e a sua fabricação ainda está longe de ser “zero emissões”.
Vamos por partes?
Carros elétricos são afinal mais poluentes! Entenda o porquê
Dito isto, o estudo foi feito pelas investigadoras de renome Lisbeth Dallof e Mia Romare!
Assim, segundo o estudo as emissões de CO2 são enormes na fase de produção das baterias. Um exemplo disto, é que em média na criação de um pack de bateria de 30 kWh é produzido cerca de 4500 quilos de CO2. Um valor por si só já extremamente elevado, mas se formos falar de uma bateria de 100 KWh, os valores passam a ser pornográficos… Afinal, estamos a falar de 15 toneladas de CO2!
Com este impacto ambiental, colocamos a seguinte questão em cima da mesa. Será que vale a pena comprar um carro elétrico??
Portanto, o estudo dita que a produção de baterias equivale à utilização (normal) de um carro a gasolina durante 8 anos. Assim, se um veículo elétrico for mantido por um período superior a 8 anos, claro que existem benefícios para o ambiente na sua compra e utilização diária.
Temos de ter em conta como a energia elétrica é produzida!
Afinal de contas, consoante o país, a criação de energia elétrica gera emissões ao depender imenso da queima de combustíveis fosseis, como é o carvão que são poluentes.
Também temos de ter em conta com o fim de vida dos modelos elétricos, ao fim ao cabo, as baterias não duram para sempre. Ademais, apesar da capacidade de reciclagem, a realidade é que todo o processo gera poluentes.
Em suma, a verdade é que um modelo 100% elétrico não gera CO2 apenas na sua utilização. Ou seja, isto acontece na sua criação, utilização e até no final de vida. Assim, neste campo qual é a sua opinião?
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Fonte
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!