Carros elétricos: isto é pior que o roubo dos catalisadores!

O roubo dos catalisadores é uma verdadeira praga para quem tem veículos a combustível. Era algo com que os donos de veículos elétricos não tinham de se preocupar. No entanto agora há outra grande dor de cabeça para quem tem carros elétricos e que pode ser uma verdadeira dor de cabeça e acabar por lhe custar tanto como o roubo dos catalisadores.

Carros elétricos: isto é pior que o roubo dos catalisadores!

Isto é algo que não é propriamente novo mas que voltou a ganhar nova tração graças ao cobre que têm no interior. Falo em concreto do roubo dos cabos de carregamento. Na realidade alguns criminosos até os roubam durante a noite enquanto os condutores deixam os seus carros a carregar.

Os cabos de carregamento de veículos eléctricos podem muitas vezes custar 200 ou 300 Euros para substituir. Tudo devido ao cobre que têm no interior. Embora a maioria dos carregadores sejam feitos de material espesso e durável, com as ferramentas certas, os criminosos podem cortar e roubar os cabos.

Depois de roubados os cabos vendem-se no mercado de segunda mão por mais de cem Euros. Já o cobre pode render cerca de 50 Euros.

Os preços do cobre subiram durante a pandemia e ainda são elevados, com os criminosos a visarem estações públicas, bem como hotéis e centros comerciais.

Para tentarem salvar os seus cabos de roubos, alguns proprietários têm recorrido a algumas medidas fora do vulgar. Assim colocam pedaços de fita adesiva ou tinta no cabo para que pareça gasto ou partido. Ou seja, algo que não vale a pena roubar.

Em 2020 já houve uma grande moda de se roubar os cabos dos Tesla que não são propriamente baratos e agora ela está de volta e abrange todos os veículos.

Assim todo o cuidado é pouco e se estiver a utilizar o seu próprio cabo para carregar o veículo elétrico tome todas as precauções.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também