O futuro do mundo automóvel, apesar de algumas apostas paralelas a partir de fabricantes como a Toyota, que também apostam no hidrogénio, em combustíveis sintéticos, etc… Parece estar muito baseada nas baterias.
Porém, além da falta de autonomia, e também de dúvidas relativamente à durabilidade da bateria, que é a maior queixa de muitos condutores, a realidade é que este componente crítico do presente e do futuro automóvel precisa de melhorar em outros sentidos.
Carros elétricos precisam mais que baterias maiores!
O problema da bateria não está apenas na sua capacidade de armazenamento de energia. Está no tamanho, e está também no seu peso!
Caso não saiba, meter uma bateria maior, com mais capacidade de armazenamento de energia, não significa sempre que autonomia vai aumentar.
Isto porque, além de ser preciso reforçar o chassis do automóvel, o que por sua vez já resulta em mais peso, e provavelmente em maiores dimensões, o tamanho extra da bateria também significa que esta vai ser significativamente mais pesada.
Baterias mais pesadas, resultam em carros mais pesados, o que significa carros maiores, mais altos, menos ágeis, e francamente, com má condução. Isto já para não falar nos danos que este peso extra, cada vez mais generalizado, traz para as infraestruturas de uma qualquer região.
Em média, um carro elétrico é 30% mais pesado relativamente a um modelo equivalente a combustão!
Desta forma, é por isso que várias equipas dentro da indústria automóvel estão a trabalhar em novas tecnologias de bateria, como é o caso das baterias de estado sólido. Porém, a coisa não fica por aqui… Também existem equipas a tentar diminuir o peso da motorização puramente elétrica que dá vida a todos estes automóveis.
Isto é positivo para o peso, mas também para o preço de tudo o que dá vida a um automóvel moderno. Baterias mais leves, e motorizações mais simples/leves, vão dar origem a plataformas mais eficientes e fáceis de produzir. Tudo isto significa poupança!
Sim, é verdade que um motor elétrico já é bastante mais leve face a um motor tradicional a combustão (50kg vs 200kg). Mas, estamos a chegar a um ponto em que todos os quilogramas contam.
Até porque já começa a existir uma discussão para aumentar os impostos à volta dos carros elétricos, devido aos danos que estes provocam nas estradas, e nos parques de estacionamento. Peso a mais nunca é bom!
Além disso, motorizações diferentes, podem dar origem a outras formas de propulsão. O que também poderá mudar completamente a forma como se pensa num automóvel nos dias que correm.
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