Carros elétricos: Sabia que os pneus são diferentes?

Na nossa entrevista à equipa da Bridgestone, ficámos a saber que as grandes fabricantes estão muito investidas no desenvolvimento e produção de pneus pensados apenas e só para modelos elétricos. Mas porquê? Qual é a diferença? Qual é o grande objetivo? Vamos tentar perceber.

Carros elétricos: Sabia que os pneus são diferentes?

Portanto, devido as características únicas que os carros elétricos trazem para cima da mesa. As fabricantes de pneus têm apostado no desenvolvimento de novos materiais, e claro, novos designs! Tudo de forma a aumentar a autonomia deste tipo de veículos, bem como a sua longevidade.

Como é óbvio, além de tudo isto, também temos um grande foco no conforto, performance e segurança. Mas hoje vamos olhar para o que realmente diferencia um pneu “normal” de um pneu pensado para carros elétricos.

Pois bem, antes de mais nada, é preciso ter em conta que os carros elétricos, ou híbridos, são significativamente mais pesados, devido à implementação das baterias. Como tal, esses quilos a mais obrigam à utilização de compostos mais resistentes, bem como a reforços estruturais, para garantir a durabilidade de cada pneu, e claro, a segurança do condutor.

Além disto, como um carro elétrico é significativamente mais silencioso, é também preciso diminuir o ruído criado no contacto entre a borracha e o asfasto. Como é o caso do uso de espuma de poliuretano de célula aberta, no interior dos pneus, ou seja, colocação de espuma.

Além do conforto e ruído, é também preciso garantir que estes pneus oferecem menos resistência à rodagem, bem como níveis de performance elevados. Desta forma, é possível aumentar a autonomia elétrica, e até o tempo de vida da bateria, visto que não é preciso puxar tanto pela mesma, para atingir (e manter) a mesma velocidade.

Mais performance? Sim! Além de serem mais pesados e silenciosos que os carros a combustão, muitos dos elétricos agora no mercado têm performance acima da média. É preciso ter cuidado com o binário, potência, velocidade de resposta, e vibrações.

Em suma, é uma área do mundo automóvel que está a passar por uma grande evolução e ainda bem.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também