A revolução elétrica está inegavelmente num ritmo muito alto, naquilo que é uma aposta que muito provavelmente nunca vimos no mundo automóvel. Afinal, todas as fabricantes têm agora carros elétricos para todos os gostos, com preços cada vez mais baixos, naquilo que é um mercado com um nível de rivalidade incrível, especialmente quando se começa a olhar para as cada vez mais numerosas fabricantes Chinesas.
Ainda assim, muitas fabricantes parecem estar a baixar a sua aposta nos elétricos, com medo de baixar demasiado as margens. Afinal, o que está a acontecer?
Carros elétricos: Cada vez mais baratos! Mas vendas não aumentam!
Portanto, enquanto originalmente era quase “especial” ver um carro elétrico nas estradas, hoje em dia é uma coisa completamente banal.
Todas as fabricantes entraram na “jogada”, e hoje não faltam carros elétricos nas estradas, e na realidade, também no lado das concessionárias. Isto fez com que a adoção de carros elétricos também aumentasse de forma muito significativa, o que por sua vez fez com que muitos condutores tivessem de começar a levar com as limitações deste mundo.
Que limitações?
Um carro elétrico é normalmente mais caro face a um carro a gasolina equivalente, além disso, para carregar em casa, é preciso que tenha espaço disponível na sua casa (ex: garagem), e claro, uma infraestrutura própria para o carregar (ex: Wallbox ou carregador simples).
É também um veículo que pode servir perfeitamente para o dia-a-dia sem grandes problemas. Porém, assim que aparece uma situação mais fora do normal, rapidamente se pode tornar num inconveniente. (ex: viagem mais longa, seja em trabalho ou em férias). Aqui podemos ainda salientar que a infraestrutura de carregamento pública é ainda relativamente má, pouco prática, e cara.
Carros elétricos (mais) baratos a chegar! Mas consumidores não parecem interessados!
Apesar do facto de várias fabricantes andarem a cortar no preço das suas gamas de automóveis elétricos, a realidade é que a procura não está a acompanhar o aumento da oferta no mercado. Há tanto produto novo já no mercado, ou prestes a chegar, porém… O inventário não está a escoar.
Ou seja, apesar de parecer estranho, a oferta está a aumentar, mas a procura está a diminuir. É por isso que os preços estão a descer (isto com alguma ajuda da grande aposta elétrica vinda de fabricantes Chinesas).
Uma situação complexa! Porque as fabricantes mais tradicionais, nomeadamente as Europeias, não querem entrar em guerras de preço, que poderão afetar as suas margens de lucro.
É também por isto que algumas fabricantes estão a cortar na aposta elétrica, como é o caso da Ford. Isto enquanto outras fabricantes estão a fazer várias apostas ao mesmo tempo, como é o caso da Toyota. Aliás, até as empresas de aluguer de carros, como é o caso da Hertz, estão a acabar com os carros elétricos.
Ao que tudo indica, nem todos os condutores querem elétricos. Pelo menos (ainda) não. Qual é a solução? Partilhe a sua opinião connosco na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!