Carros Elétricos: Mais autonomia e carregamentos mais rápidos!

O que tem de mudar para os veículos elétricos saltarem para as massas? O preço tem de baixar, a autonomia tem de aumentar, e os tempos de carregamento também têm de baixar. Pois bem, quanto ao preço, é cada vez mais óbvio que o carro elétrico vai na realidade ser sempre mais caro que o carro a combustão, porém, no campo das baterias, temos várias evoluções a caminho. O segredo está mesmo no lítio!

Carros Elétricos: Mais autonomia e carregamentos mais rápidos!

Portanto, uma nova descoberta de uma equipa de investigadores pode ser a chave para um avanço tecnológico muito significativo no mundo dos veículos elétricos. Afinal de contas, esta descoberta parece assegurar maior autonomia no dia-a-dia, bem como carregamentos mais rápidos. Como? Bem, esta equipa de investigadores foi capaz de prevenir um dos efeitos secundários negativos dos carregamentos rápidos. Mais concretamente, é agora possível evitar o revestimento de lítio.

De forma muito resumida, normalmente, os iões formam uma camada de lítio metálico que continua a crescer no topo do ânodo. Isto pode reduzir significativamente o desempenho, vida útil ou até danificar a bateria. No limite podem causar incêndio ou explosão.

Porém, os investigadores concluíram que redefinir a microestrutura do ânodo pode aumentar a densidade de energia da bateria, o que por sua vez resulta numa maior autonomia por carga.

É uma evolução que não vai chegar já ao mercado. Mas, continua a ser incrível ver todos os esforços que a indústria está a tentar fazer para que os carros elétricos andem mais, durante mais tempo, e com menos pausas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também