Se porventura já anda nas estradas há muitos e bons anos, sabe que o seu automóvel, com o depósito cheio, faz sempre, mais ou menos, aquela quantidade fixa de quilómetros. A autonomia máxima pode depender um pouco do peso do seu pé no acelerador, ou tipo de percurso feito naquele espaço de tempo, mas, verdade seja dita, sabe quase sempre aquilo que a casa gasta.
Pois bem, no mundo elétrico, as coisas já não são bem assim! Sim, a bateria de um carro elétrico tem o mesmo exato propósito de um depósito de combustível. Afinal, a Eletricidade, tal e qual como a Gasolina ou Gasóleo, são na sua base, energia pura e dura.
No entanto, enquanto o depósito de combustível oferece quase sempre o mesmo potencial, uma bateria pode oferecer mais, ou menos, consoante aquilo que está a acontecer à sua volta. Mais concretamente quando a temperatura não é favorável para o seu funcionamento.
Carros Elétricos: Uma das maiores desvantagens aparece agora
Portanto, como já deve saber, visto que já o dissemos várias vezes ao longo dos anos, quando o tema era portáteis, smartphones, ou até relógios inteligentes, as baterias de iões de lítio não gostam de estar muito quentes, nem muito frias. Também não gostam de estar muito cheias, nem muito vazias. Mas hoje, vamos focar-nos mais na temperatura… Afinal de contas, estamos no Inverno, no tempo de chuva, e tempo de fria com muita humidade à mistura.
É nesta altura que os carros elétricos perdem até 32% da sua autonomia máxima!
Sim, leu bem, um carro elétrico perde autonomia no tempo frio, e segundo um novo estudo, essa perda pode chegar aos 32%. O estudo teve como base 13 dos modelos mais vendidos ao longo dos anos, e claro, alguns dos mais recentes do mercado, com uns a perder mais do que outros. Mas uma coisa é certa, todos perderam.
O estudo teve como referência a temperatura “normal” de 21ºC, ou seja muito perto do intervalo ideal (20~30ºC) e depois, andou entre os -6ºC e -1ºC, para testar a perda. Ora veja as perdas:
- Chevy Bolt – 32%
- Ford Mustang Mach-E – 30%
- VW ID.4 – 30%
- BMW i3 – 24%
- VW e-Golf – 23%
- Nissan Leaf – 21%
- Hyundai Kauai Electric – 19%
- Tesla Model S – 19%
- Tesla Model 3 – 17%
- Audi e-Tron – 8%
- Jaguar I-Pace – 3%
É um defeito que está em fase de manutenção e resolução
Hoje em dia, é inegável que as baterias estão cada vez mais resistentes ao que se passa à sua volta. Com as fabricantes a apostarem cada vez mais em sistemas capazes de andar à volta dos problemas inerentes à tecnologia. (Como é o sistema de pré-aquecimento).
Mas, claro, nesta altura de revolução elétrica, é sempre bom saber o que temos à nossa espera.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já deu o salto para um veículo elétrico, ou ainda gostava de ver mais algumas evoluções? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
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