Carros elétricos: Esqueça o hidrogénio, as baterias são o futuro!

Caso não saiba, tanto um carro com baseado num pack de baterias, como um carro com um depósito cheio de hidrogénio, são ambos carros elétricos. A grande diferença está na maneira como armazenam (ou produzem) energia, com os atuais carros elétricos a armazenarem energia elétrica na forma de packs de baterias, enquanto os carros movidos a hidrogénio usam uma célula de combustível, que posteriormente tem o seu conteúdo transformado em energia elétrica no processo de consumo do hidrogénio.

Mas vamos por partes.

Carros elétricos: Esqueça o hidrogénio, as baterias são o futuro!

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Toyota Mirai, um carro a hidrogénio!

Portanto, é muito provável que já tenha ouvido, ou lido, que o futuro do mundo automóvel não está na atual geração de carros elétricos, carregados a partir de postos públicos, ou a partir da sua rede elétrica doméstica. O futuro está no hidrogénio! Ou seja, em vez de meter combustível fóssil no posto mais próximo, como é a gasolina ou o gasóleo, vai começar a meter hidrogénio. Era brilhante não é verdade? Sim. Mas provavelmente, nunca irá acontecer.

Antes de mais nada, sabe o que é uma célula de combustível?

Pois bem, para impulsionar um motor, o hidrogênio precisa de passar por uma célula de combustível. Entretanto, na célula, o processo é o inverso ao que acontece na eletrólise, um dos processos utilizados para a produção do hidrogênio.

(Eletrólise é um processo físico-químico que utiliza a energia elétrica de uma fonte qualquer (como pilha ou bateria) para forçar a ocorrência de uma reação química de produção de substâncias simples ou compostas que não podem ser encontradas na natureza ou que não são encontradas em grande quantidade, como é o caso do Hidrogénio.)

Então… Mas qual é o problema do hidrogénio?

Está na infraestrutura que tem de ser construída, e disseminada, para que o mundo dos carros a hidrogénio seja uma realidade. Uma infraestrutura extremamente cara! Especialmente no caso do hidrogénio verde, o hidrogénio realmente amigo do ambiente.

Dito tudo isto, enquanto nos carros elétricos baseados em packs de bateria, apenas precisa de capturar energia, e enviá-la para as baterias, no mundo do hidrogénio tem de capturar energia, separar o hidrogénio da água, armazenar o hidrogénio, distribuir a matéria pelos postos de abastecimento, armazenar o hidrogénio nesses mesmos postos, e finalmente metê-lo numa célula de combustível. Que por fim, irá dar energia a uma bateria, para finalmente dar vida ao motor elétrico do automóvel.

A própria revista Nature já veio a público comentar tudo isto, com um estudo sobre o assunto. O hidrogénio não é mesmo o futuro!

Recentemente, a popular revista Nature publicou um artigo ‘peer-reviewed’, a afirmar que muito dificilmente iremos ver células de hidrogénio competitivas, contra o atual modelo de carros 100% elétricos. Aliás, enquanto ainda existe alguma esperança para Navios e Camiões, ver carros ‘normais’ movidos a hidrogénio, começa a ser um sonho cada vez mais distante, com apenas algumas fabricantes a não desistir da tecnologia (Toyota, Hyundai e GM).

Muito resumidamente, apesar de ambos os modelos terem problemas, a verdade é que os veículos baseados em packs de bateria têm uma vantagem séria, que nem sequer passa pelo atual investimento em carregadores por esse mundo fora… Todas as tomadas são uma potencial fonte de carregamento!

Sim, são necessários mais carregadores, especialmente soluções de carregamento rápidas mais fidedignas. Uma tarefa complicada, e dispendiosa. Mas ainda assim, muito menos complexa, e muito mais barata, do que criar uma infraestrutura de produção e distribuição para o hidrogénio, que caso não saiba, perde muito do seu potencial energético em cada transporte e armazenamento. (Link)

(Especial) Os carros a hidrogénio estão a falhar! Porquê?

Hoje em dia, muito se fala da evolução dos carros elétricos e consequente fim dos carros a combustíveis fósseis, ou seja, dos carros com motores que precisam de gasóleo ou gasolina para funcionar.

Então… e os carros movidos a hidrogénio? É que em boa verdade, quando se fala da redução das emissões, a conversa acaba quase sempre nesta forma de combustível. Sendo, na verdade, a solução mais óbvia para o problema. No entanto, apesar de tudo o que vai sendo dito acerca deste ‘futuro’, a verdade, é que o foco parece estar a 100% na eletrificação! Porquê?

Portanto, quando dizemos que os carros a hidrogénio estão a falhar, não estamos a falar da sua performance ou de outro tipo de problemas. Estamos sim a falar na falta de aposta na sua implementação no mercado automóvel. Afinal de contas, por enquanto, apenas existem três carros a hidrogénio no mercado, onde o mais ‘normal’ e mais barato é o Mirai da Toyota.

Interessado? Fique a saber mais aqui.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda acha que existe um futuro risonho para o hidrogénio? Ou é preciso existir um novo ‘breakthrough’ na tecnologia, para existir uma forte aposta na mesma? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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