Carros Elétricos: Então… e o problema do carregamento?

Como disse na Leak.pt há alguns dias atrás, fui multado à porta de casa, enquanto carregava o meu PHEV (automóvel híbrido plug-in).

  • Carro PHEV: É um automóvel híbrido com uma bateria significativamente maior à de um híbrido ou full híbrido. Sendo por isso capaz de andar de forma 100% elétrica com uma autonomia que hoje em dia anda entre os 50 e o 100 quilómetros.

Dito isto, como muitos apontaram, e eu tenho perfeita noção, de facto carrego o carro em cima do passeio. Assim, apesar do facto de existirem dois passeios na minha rua. A verdade é que estacionar o carro em cima do passeio, qualquer passeio, vai contra às regras. Esta era uma das únicas formas de carregar o meu automóvel diariamente, e até fui capaz de o fazer durante mais de 3 anos sem quaisquer problemas.

Como é que fui capaz de carregar o meu carro durante tantos anos sem quaisquer problemas?

Bem, assumo que as autoridades fecharam os olhos várias vezes, ao facilitar a “coisa”. Isto porque existe um problema urbanístico que não tem uma fácil resolução. Seja em Portugal, ou em outras regiões.

Afinal de contas, com o crescimento nas vendas dos carros elétricos, ou veículos eletrificados, onde é que vamos carregar os nossos veículos? Tem garagem? Tem lugar de estacionamento? É que isto é um assunto importante.

Carros Elétricos: Então… e o problema do carregamento?

Portanto, quando se fala do futuro dos carros elétricos, a conversa vai muitas vezes para o facto de talvez não ser possível produzir baterias para todos, ou de ser muito complicado garantir energia suficiente para carregamentos noturnos. Isto porque vai ser nesta hora mais “morta” em que vamos ter um maior número de cargas.

Mas… e o facto de ser necessário ter uma garagem, ou um espaço privado para carregar um automóvel elétrico?

Sim, é verdade que muitas vezes existe um “fechar de olhos” para tentar facilitar a situação.

Algo que acredito ter acontecido no meu caso ao longo destes últimos 3 anos.

Mas, segundo as regras (Código da Estrada e Lei Portuguesa) não é possível estacionar em cima de passeios. Além disso, também não é possível passar cabos pela via pública, de forma a carregar um automóvel elétrico.

Assim, se quer carregar, tem de o fazer num espaço pensado para o efeito (como são os postos de carregamento públicos), ou então, tem de o fazer num espaço privado (espaço de garagem, espaço de estacionamento privado, jardim privativo, etc…).

O problema é… Nem todos nós temos espaço de garagem, estacionamento privado, jardim, etc… Existe muito boa gente a viver em moradias, ou em apartamentos, em que não existe nenhuma solução, a não ser o carregamento em postos públicos.

É assim tão mau carregar em postos públicos?

Sim, é!

fui multado por carregar o meu carro elétrico à porta de casa

Um dos GNR da minha localidade sugeriu carregar o meu carro num qualquer posto público de carregamento disponível. Afinal, se ele vai a um posto de abastecimento meter gasóleo, um carro elétrico também deve ir a um posto de abastecimento público abastecer de eletrões.

Porém, aqui existe um problema grave, que temo ainda não ter sido entendido pela grande maioria dos Portugueses. Um veículo elétrico, qualquer veículo elétrico, só faz sentido se conseguir carregar em casa, ou no limite, no seu emprego.

Carregar em postos públicos é uma alternativa de recurso, que é cara, é complicada, e nem sempre é consistente. 

  • Nota: Muitos são os postos que ou estão longe, não funcionam, ou funcionam mal.

Entretanto, utilizando o meu VW Golf GTE como exemplo, que tem uma bateria de 7kWh, e tendo em conta o meu contrato de energia, pago 15 cêntimos por cada kW gasto (com IVA).

Desta forma, para encher a bateria do meu Golf, vou pagar um total de apenas 1.05€.

Entretanto, num exemplo mais “a sério” se quiser usar o exemplo de um Tesla Model S 100D, basta fazer os mesmos 15 cêntimos * 100kW, o que significa um custo por carregamento completo de 15€.

Agora vamos tentar perceber o que pagaria nos postos públicos à minha volta!

Para o Golf GTE (7kWh)

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Tesla Model S 100D

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Volvo EC40 (82kWh)

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Conclusão

Como é óbvio, estes valores são apenas estimativas. Existem contratos mais vantajosos, que vão baixar estes preços.

Ainda assim, carregar fora de casa é muito mais caro, e como tal, desaconselhável para os condutores interessados na mobilidade elétrica. É apenas uma alternativa de recurso e não a forma de carregar o seu carro no dia-a-dia.

O que levanta a questão… Como é que as pessoas vão adotar a revolução elétrica?

 

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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