Um dos grandes problemas dos carros elétricos continua a ser o custo de produção em massa das células de baterias que lhes dão vida. Mas sabe o quanto as coisas mudaram nos últimos anos? O Preço está a cair a pique!
(Carros elétricos) Custo de produção das baterias não para de baixar!
Portanto, é completamente normal ouvir falar de novas tecnologias que irão possibilitar autonomias brutais, tempos de carregamentos de meros minutos, etc… Mas… E o custo de produção? Sabe como mudou? Pois bem, as baterias de lítio (lithium-ion) estão agora muito mais baratas relativamente há 10 anos atrás.
Curiosamente, uma das maiores queixas dos consumidores quando o tema são as baterias, é que estas não evoluíram o suficiente face às tecnologias mais recentes. Um exemplo disto mesmo é o smartphone, e por acaso, até é um excelente exemplo… Afinal de contas, apesar de estes aparelhos apenas contarem com uma autonomia de mais ou menos um dia, a verdade é que são aparelhos que passaram por uma evolução simplesmente brutal na última década. São autênticas máquinas da computação, que todos os anos ficam mais poderosos, ao mesmo tempo que ganham novas funcionalidades.
Ou seja, se pensa que as baterias estão paradas no tempo, está muito enganado!
A verdade é que as tecnologias que dão vida às baterias evoluíram bastante nos últimos anos, sendo também verdade, que é extremamente difícil produzir baterias para todas as indústrias atuais. No entanto, com uma procura super elevada, e desenvolvimento constante, a produção de baterias também está a ficar mais barata a cada ano que passa.
Quem o diz é uma equipa de investigação do MIT, ao apontar para uma queda de 97%, desde que a primeira bateria chegou ao mercado. Aliás, de forma bem curiosa, a queda no preço foi bem mais repentina do que o esperado inicialmente! O que por sua vez poderá explicar o porquê de termos agora tantas fabricantes automóveis a meter a mão na massa, naquilo que é a mobilidade elétrica.
Mas vamos aos números… A nível de preços, as baterias de lítio custavam 1183 dólares por kWh em 2010, custando agora ‘apenas’ 137$. Entretanto, com a grande aposta das grandes marcas automóvel, como a VW, é esperado que este custo baixe para menos de 100$ nos próximos tempos. (Provavelmente até 2025)
Está pronto para a revolução elétrica?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!