Como deve saber, uma das maiores preocupações dos condutores quando chega a altura de analisar a compra de um novo carro elétrico, está obviamente na capacidade da bateria, ou melhor, na autonomia que esta poderá oferecer no dia-a-dia.
Afinal de contas, se encher carregar uma bateria não é ainda tão rápido quanto atestar um carro a combustão com Gasolina ou Gasóleo, a autonomia máxima também não pode ser apenas parecida… Tem de ser superior!
Sendo exatamente por isso que temos visto grandes investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias, tudo de forma a levar a bateria para um nível completamente novo. Vamos ver autonomias incríveis, bem como novas e impressionantes velocidades de carregamento.
Carros Elétricos com autonomia de 1000 quilómetros!
Portanto, investigadores e equipas de desenvolvimento afirmam agora que é possível, aliás, que estamos muito perto de uma massificação de uma autonomia à volta dos 1000 quilómetros no mundo dos carros elétricos. Ou… Talvez até mais que isto!
O segredo está no material mais popular do mundo da tecnologia, o silício. Porém, existem vários desafios até que este tipo de bateria seja uma “coisa” normal no mundo automóvel. Porque, apesar de todas as vantagens, este material tem uma grande desvantagem… Quando existe um carregamento rápido, este tipo de material expande para 3x o seu tamanho. Como deve imaginar, ter elementos propícios a expansão dentro de uma bateria nunca é uma grande ideia.
Sendo exatamente por isso que as equipas de desenvolvimento estão a implementar silício de uma forma um pouco mais complexa, ao optar por nano-partículas. Um processo mais difícil, e claro, com custos muito mais elevados.
Ainda assim, os resultados são muito animadores.
Com as baterias a apresentarem um aumento de 40% na capacidade de armazenamento de energia. Aliás, apesar da complexidade, devido ao facto de ser material de ampla utilização, a equipa de investigadores afirma que a técnica pode ser implementada no imediato. Precisando apenas de uma economia de escala para que o seu preço baixa de forma muito significativa.
Em suma, estamos a falar de bateria com autonomias à volta dos 1000 quilómetros, e capacidade de carga dos 0 aos 100% à volta dos 10~15 minutos. Isto podia mudar o mundo automóvel, e claro, dar uma outra velocidade à revolução elétrica.
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