Carros Elétricos com 300 quilómetros de autonomia. Para quê?

A revolução elétrica tem muito que se lhe diga, especialmente nesta altura do campeonato em que se fala cada vez mais de carros compactos, a chegar ao mercado perto dos entre os 20 e 25 mil euros, em 2025 e 2026.

Porém, como deve imaginar, não vai comprar um carro elétrico à volta destes valores, com uma autonomia de 600, 700 ou 800 quilómetros. Isso é completamente impossível, especialmente com a tecnologia atual.

Por isso, nesta gama de preços, vamos ver carros mais pequenos, mais leves, e claro, com autonomias muito proporcionais ao seu tamanho.

Mas, a verdade é que existe espaço para este tipo de veículo!

Carros Elétricos com 300 quilómetros de autonomia. Para quê?

De facto, já existem carros elétricos compactos, com alguns compromissos na autonomia elétrica, mas ainda assim interessantes para o mercado global de automóveis. Estamos a falar do Dacia Spring (o elétrico mais vendido em Portugal), do e-C3 da Citroën, ou claro, do Fiat 500e, entre muitos outros.

Porquê?

Bem, caso não saiba, a grande maioria dos condutores, não faz Lisboa-Porto todos os dias. Aliás, em média, no Continente Europeu, por dia, um condutor faz menos de 40 quilómetros divididos por 4 viagens.

Por isso, ter um carro elétrico pequeno, prático, e dinâmico, é uma excelente alternativa para vários tipos de condutores.

Sim, é óbvio que nem sempre fazemos tão “poucos” quilómetros por dia, e como tal, assim que aparece a necessidade, estamos super limitados com este tipo de veículo. Sendo exatamente neste ponto da conversa que alguém vai dizer “e quando vou para o Algarve, como é?” Bem, esta é a beleza do novo mundo automóvel.

spring

Além do facto de ser possível fazer uma viagem mais longa com um elétrico compacto, sendo apenas necessário fazer algum planeamento. A verdade é, apesar das limitações da União Europeia, e outras entidades reguladoras, o futuro deste mercado não pode passar apenas e só pelas baterias.

É cada vez mais notório que precisamos de ter carros para todos os tipos de consumidores, sendo também exatamente por isto que a Toyota tem uma estratégia de aposta multi-facetada, ou melhor, é por isto que a gigante Japonesa não se quer comprometer em percorrer um único caminho. Aliás, como também já deve ter reparado, a Toyota não está sozinha neste caminho, visto que várias fabricantes começaram a tirar o pé do acelerador rumo à eletrificação absoluta.

Não é que a aposta nos carros elétricos não continue a existir, porque existe, e está cada vez melhor. Porém, até 2030 ou 2035, ainda vamos ver muita coisa a acontecer.

Entretanto, aproveite o mercado, e jogue com o nível de concorrência que podemos ver hoje em dia no mundo automóvel. Espere pelas grandes novidades que estão prestes a aparecer, e depois faça contas para perceber se vale ou não a pena ter um elétrico compacto, cheio de novas tecnologias, a um preço bastante mais em conta.

Antes de mais nada, discuta connosco este tema na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também