Há alguns dias atrás, noticiámos que a Samsung tinha um novo tipo de bateria para veículos elétricos, que poderia mesmo levar o mundo dos VE a níveis que possivelmente muitos de vocês acha completamente impossível, especialmente nesta altura do campeonato, em que tantas fabricantes tem vindo a fazer um “all-in” neste tipo de transporte (algumas já se arrependeram), apesar do facto de o carro elétrico em si, ainda estar cheio de compromissos no campo da autonomia e durabilidade da bateria.
Sabe ao certo aquilo que esta bateria vai ser capaz de oferecer? Não? Então vamos por partes.
Carros Elétricos carregam 9 minutos e fazem 1000 quilómetros?
Portanto, de forma muito resumida, estamos a falar de um novo tipo de bateria (estado sólido) que além de mais leve, e mais compacta, vai ser capaz de oferecer carregamentos rápidos de apenas 9 minutos. Carregamentos que até vão ser menos detrimentais para a saúde da célula, para depois ser capaz de oferecer cerca de 1000 quilómetros de autonomia.
Talvez mais importante que o tempo de carregamento e autonomia total, é o ciclo de vida da bateria! Que pode chegar aos 20 anos sem grandes problemas no lado da perda de capacidade de armazenamento.
De forma mais técnica, as baterias sólidas da Samsung, agora em produção teste, contam com uma densidade de energia à volta dos 500 Wh/kg. Ou seja, mais ou menos o dobro daquilo que as atuais baterias são capazes de oferecer. Isto significa que, uma bateria de nova geração vai ser capaz de armazenar a mesma exata quantidade de energia, em metade do espaço. O que claro está, também significa que vai ser possível armazenar o dobro da energia no mesmo espaço físico.
Isto vai dar mais armas às fabricantes, porque, como deve imaginar, nem todos os automóveis vão precisar de contar com 1000 quilómetros de autonomia.
Por isso, vamos ver carros 100% elétricos com baterias muito mais pequenas e leves, a oferecer 400 ou 500 quilómetros, com uma condução mais ágil, e níveis de eficiência muito mais altos. Isto é muito bem vindo, porque a bateria dos carros elétricos tem aquele problema da “pescadinha de rabo na boca”. Ou seja, as fabricantes metem baterias maiores para ter mais autonomia, mas elas são pesadas, o que resulta em um esforço maior do motor para conseguir movimentar o automóvel – Eficiência mais baixa.
Com as novas baterias, vamos ter carros mais ágeis, mais eficientes por serem mais leves, e claro, com autonomias muito boas!
A Samsung quer estas baterias no mercado em 2027! Claro que nessa altura a tecnologia ainda vai ser muito cara. Mas, a Samsung não está sozinha nesta corrida, e como tal, até 2030, é muito provável que os preços caiam a bom cair. Parece longe, mas se o futuro é realmente elétrico, este tipo de inovação é muito bem vindo.
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