A revolução elétrica subiu de nível no início de 2024, com a venda global de EVs a crescer cerca de 18% face ao mesmo periódo do ano passado. Porém, EV não significa apenas e só veículos 100% elétricos, também engloba os hibrídos, nomeandamente os híbridos Plug-In (PHEV) que parecem estar a crescer a um bom ritmo.
Algo… Curioso, não acha?
Carros Elétricos: Ainda há quem prefira os híbridos. Porquê?
Portanto, segundo um estudo de mercado da Counterpoint, o grande responsável pela subida das vendas neste ano de 2024 é na realidade o sucesso dos carros híbridos plug-in, que como deve saber, combinam um motor a combustão com uma motorização elétrica (motor + bateria) de forma a tentar garantir o melhor dos dois mundos.
De forma muito resumida, este tipo de veículo, apesar de também ter as suas desvantagens (nomeadamente no lado da manutenção), permite ter acesso a ajudas fiscais, oferece uma boa autonomia elétrica para percursos citadinos, ao mesmo tempo que oferece a tradicional segurança e conforto de um motor a gasolina ou gasóleo. Em alguns modelos, temos até acesso a modos de performance incríveis, onde é possível conjugar o motor elétrico ao motor a combustão.
Para ter a ideia do que estamos a tentar dizer, apesar do facto de várias fabricantes terem desistido deste tipo de motorização híbrida, a venda deste tipo de veículo aumentou cerca de 46% em 2024. Isto enquanto a venda de carros 100% elétricos aumentou apenas 7%.
O que significa tudo isto?
Difícil dizer, mas a realidade é que ter um carro elétrico ainda é caro, especialmente quando comparado a um automóvel a combustão. Na verdade, nem todos os tipos de condutores podem ou devem ter um carro 100% elétrico.
Afinal, especialmente em Portugal onde a rede de carregamento pública é bastante cara, este tipo de veículo só vale a pena se conseguir carregar em casa ou no trabalho. Precisa de espaço para isso!
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Ainda não é desta que os elétricos ficam realmente populares? A escolha mais sensata continua em cima dos híbridos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!