Como deve imaginar, para trazer mais carros elétricos para as estradas, é preciso baixar os preços de forma muito significativa em quase todas as gamas, e claro, apresentar veículos amigos da carteira, capazes de rivalizar com os reis do segmento B, como é o caso do VW Polo, do Opel Corsa, ou do Hyundai i20.
Mas sabe o que isto significa para a indústria automóvel? Uma guerra! (Sabe quem vai ganhar esta guerra? Nós! Os consumidores!)
Carros elétricos a 25 mil euros? Vem ai uma guerra brutal!
Portanto, segundo o CEO da Ford (Jim Farley), estamos prestes a presenciar a chegada de uma enorme guerra de preços, entre as mais variadas fabricantes do mundo automóvel. Tudo graças a uma grande aposta destas mesmas empresas, no mundo 100% elétrico, que claro está, resultou numa significativa queda nos custos de desenvolvimento e produção. Em suma, o carro elétrico está finalmente a ficar barato!
Aliás, segundo o CEO da gigante Norte-Americana, 25 mil euros até pode ser um exagero, visto que a Ford está a olhar para os 23.300€.
Como é possível esta queda de preço?
Segundo Jim Farley, tudo se deve, em grande parte, à queda no custo das baterias. Além disto, para garantir um preço fixo, e justo, a Ford está a estudar a venda exclusivamente online destes novos veículos.
Mas vamos a um exemplo prático… O Mustang Mach-E.
Hoje em dia, o Mustang Mach-E equipado com apenas um motor de 269 cv, e uma bateria padrão de 76 kWh, custa cerca de 45 mil dólares. Com cerca de 40% deste custo a ficar concentrado na célula de bateria.
Por isso, com os muitos avanços no desenvolvimento de novas solução, e produção massificada de baterias. A Ford acredita que é aqui que a revolução vai acontecer, já nos próximos anos.
Contudo, como é óbvio, um carro elétrico não depende apenas e só da sua bateria! Por isso, em paralelo, a Ford também está a trabalhar arduamente na evolução das suas plataformas, com o grande objetivo de criar chassis com peças maiores, que por sua vez, permitem a integração de menos estações de trabalho, menos parafusos, e menos soldas.
Curiosamente, a Tesla já anda a fazer algo muito similar, ao realizar toda a zona frontal do chassi com apena suma peça, em vez das 70 do passado.
Esperar muitos anos? Talvez não!
Caso não saiba, no mercado Norte-Americano, já existe um modelo 100% elétrico extremamente interessante, amigo da carteira. O Chevrolet Bolt EV, de 26.595$, equipado com um motor de 204cv e uma bateria de 65kWh, por sua vez, um pacote capaz de garantir 417 quilómetros de autonomia.
Além deste automóvel, também temos o Dacia Spring, de 17 mil euros, que entretanto até já testámos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!