Como já deve ter percebido, o mundo automóvel está a ser completamente invadido por modelos produzidos por fabricantes Chinesas. Aliás, até em Portugal, basta estar atento aos anúncios na TV, para perceber que o paradigma mudou! Há muitas mais fabricantes a apostar no nosso pequeno mas ambicioso mercado.
Porém, apesar do facto de várias destas fabricantes andarem a bater recordes de vendas, como é o caso da Xiaomi, Xpeng, Zeekr e Nio, a realidade é que estão todas a perder dinheiro.
A única exceção está no lado da BYD, que tem a sua estratégia mais consolidada, e tem um volume de vendas diferenciado.
Carros Elétricos Chineses: Ameaçam… Mas fazem pouco dinheiro!
Portanto, as muitas fabricantes chinesas que começam a aparecer na Europa impressionam em quantidades de modelos, e até nas especificações de cada automóvel anunciado. Porém, estão a perder quantidades avultadas de dinheiro.
Como deve saber, existe uma guerra de preços, e claro, uma ânsia real para entrar em outros mercados antes de outras concorrentes. Porém, a guerra de preços, e pressão para lançar tudo da forma mais rápida possível, estão a resultar em quebras significativas nas receitas, o que se deve a uma queda no preço média de venda nos segmentos com maior volume.
Por exemplo, a Nio relatou um prejuízo líquido de 5.06 bilhões de yuans (665 milhões de euros), 11% mais do que no terceiro trimestre de 2023.
Uma situação que se pode verificar em todas as outras fabricantes auto Chinesas. Aliás, é cada vez mais certo que esta loucura de fabricantes tenha um travão algures no seu futuro, o que deverá resultar no desaparecimento de muitas fabricantes provenientes deste território.
Entretanto, a BYD está fortíssima!
Enquanto várias fabricantes Chinesas lutam por uma quota de mercado tangível, a BYD faz o seu percurso de forma irrepreensível. A gigante Chinesa aumentou as receitas no terceiro trimestre do ano, e até ultrapassou a Tesla pela primeira vez.
O lucro líquido da BYD aumentou 11,5% em relação ao trimestre anterior, para 11,6 mil milhões de yuans (cerca de 1,5 mil milhões de euros), tendo também vendido um número recorde de veículos no terceiro trimestre.
Porquê?
Simples, podemos dizer que a BYD tem uma estratégia muito Apple no mundo automóvel.
Ou seja, em vez de comprar muitos componentes chave a empresas de fora, produz e controla a grande maioria das peças que dão vida aos seus automóveis. Por isso, controla muito melhor os custos de produção.
Antes de mais nada, já tem confiança suficiente para comprar um carro vindo de uma marca Chinesa? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
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