Ora bem, a potĂȘncia dura e crua de um carro 100% elĂ©trico Ă© um fator importante, mas nĂŁo Ă© de todo o Ășnico aspeto que determina o prazer de condução ou a usabilidade do automĂłvel. AliĂĄs, este tema estĂĄ cada vez mais a ser debatido entre os mais puros dos entusiastas.
Mas entĂŁo como ficamos, deve um carro elĂ©trico ter potĂȘncias exorbitantes ou nĂŁo?
Bem, o famoso carro familiar utilizado de forma diĂĄria para maioritariamente trajetos casa-trabalho e trabalho-casa, passou de mĂ©dias de potĂȘncia que rondavam os 100 cv para os exorbitantes 200, 300, 400, 500 ou atĂ© mais cavalos de potĂȘncia, quase sempre com uma resposta instantĂąnea ao acelerador, graças ao binĂĄrio instantĂȘneo das motorizaçÔes elĂ©tricas ou hĂbridas.
Prazer da condução
Ă neste aspeto que a potĂȘncia parece nĂŁo ter limite e quanto mais vier mais Ă© bem-vindo.
Contudo, nada Ă© assim tĂŁo fĂĄcil, atĂ© porque existem Ăcones de prazer de condução sobre rodas que nem sĂŁo os mais potentes ou mais rĂĄpidos em linha reta, optando por garantir uma condução desportiva de qualidade aliada Ă s diversas sensaçÔes ao volante que proporcionam.
Mas voltando aos elĂ©tricos…
Este tipo de ofertas garante um torque instantĂąneo, ou seja, quando pisa o pedal, o motor garante o binĂĄrio mĂĄximo de forma quase instantĂąnea. AliĂĄs, isto independentemente da sua potĂȘncia em cavalos (cv).
De facto, os cv de um elĂ©trico vĂŁo sim âapenasâ aumentar a aceleração e a velocidade mĂĄxima, que por regra estĂŁo limitadas para assegurar a autonomia, e tambĂ©m a saĂșde da prĂłpria bateria.
Dito tudo isto, apĂłs inĂșmeros testes neste tipo de veĂculos, a realidade Ă© que atĂ© em modelos com “apenas” 130 cv de potĂȘncia, a condução diĂĄria estĂĄ garantida. Isto porque o torque estĂĄ lĂĄ a qualquer momento, o que dĂĄ um outro Ă vontade nas ultrapassagens e no pĂĄra-arranca da cidade. Acaba por dar atĂ© uma outra sensibilidade e segurança, porque sabe que o seu automĂłvel vai responder assim que precisar.
Carros 100% elĂ©tricos: PotĂȘncia exagerada faz algum sentido?
Podemos ver que no prazer da condução, sim a potĂȘncia âexageradaâ faz sentido. Contudo vamos aos aspetos mais importantes de um carro elĂ©trico.
Autonomia e eficiĂȘncia
Quando o assunto é a condução diåria, a verdade é que maior parte dos condutores prioriza estes dois aspetos da condução, com a autonomia a ficar em primeiro lugar.
Ou seja, neste aspeto a potĂȘncia costumam nĂŁo ter tanta importĂąncia neste tipo de veĂculos com torque instantĂąneo. No entanto, a autonomia, eficiĂȘncia e capacidade para carregamentos rĂĄpidos ajudam muito mais na condução diĂĄria.
AlĂ©m disto tudo, existem aspetos mais âescondidosâ que os compradores nem sempre conseguem garantir a devida atenção. Estamos a falar da segurança e conforto, isto porque as tecnologias atuais ajudam imenso na condução. No entanto, o mĂnimo descuido num carro capaz de ir dos 0-100 km/h em 3 segundos em condiçÔes ou locais inadequados Ă© o suficiente para ter um mau dia.
- Nota do redator: Sim, qualquer carro, atĂ© os a combustĂŁo Ă© possĂvel isto acontecer na mesma frequĂȘncia. Contudo, um 100% elĂ©trico Ă© capaz de fazer isto sem qualquer esforço e em qualquer local.
Para concluir em poucas palavras, a verdade Ă© que a elevada potĂȘncia em cv Ă© deveras importante para a experiencia total de um carro elĂ©trico, em especial para os entusiastas. Mas numa condução diĂĄria existem fatores mais importantes como a autonomia, conforto, eficiĂȘncia e tecnologia que ajuda na condução. Com fabricantes que sabem unir tudo isto num Ășnico modelo a preço baixo, como Ă© o caso da Tesla e o seu Model 3 e Model Y.
Ainda assim, qual a sua opiniĂŁo ao saber que cada um destes estĂĄ na estrada com 400-500 cv para todos os condutores? Partilhe connosco o que pensa sobre isto nos comentĂĄrios em baixo.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!