O carro da Xiaomi está a ser uma loucura em vários mercados de entusiastas, especialmente onde existe um menor poder de compra, como é o caso do nosso pequeno Portugal.
Afinal, estamos a falar de um carro 100% elétrico extremamente bonito, com boa autonomia, cheio de tecnologia até à ponta dos cabelos, e claro, muita performance. Tudo isto a um preço (muito) apelativo.
Entretanto, temos de ser honestos e dizer que o Xiaomi SU7 não vai chegar ao nosso mercado ao mesmo preço de lançamento na China, porque, infelizmente, não é assim que as coisas funcionam. Como exemplo, pode olhar para o Tesla Model 3 que por cá custa 39 mil euros, e por lá custa “apenas” 31 mil euros.
Ainda assim, acredito que a Xiaomi vai chegar à Europa com uma estratégia de preços extremamente agressiva, de forma a bater o pé às velhas gigantes Europeias, onde temos de salientar a Renault e o grupo VW.
O que levanta uma questão… Quando é que o Xiaomi SU7 chega à Europa? Em 2024? Pode esquecer. Em 2025? Acho muito difÃcil.
Carro Xiaomi: O SU7 vai chegar ao mercado europeu? Quando?
Portanto, como deve saber, a Xiaomi lançou recentemente o seu primeiro carro elétrico, o modelo SU7 com 3 versões (Base, Pro e Max). Este carro 100% elétrico vai ser vendido exclusivamente em território Chinês numa primeira fase, e apesar de ser garantido que chega à Europa, a realidade é que ninguém sabe muito bem quando.
Afinal, a própria Xiaomi não tem ainda planos estrageiros para o SU7.Â
O carro esgotou na China em uma questão de minutos, e pelo menos por enquanto, esse vai ser o foco da gigante da tecnologia. O que faz todo o sentido, visto que estamos a falar de 1.4 mil milhões de potenciais consumidores na terra Natal da Xiaomi.
Ou seja, de forma muito resumida, primeiro vamos ver uma Xiaomi focada em garantir que tudo corre bem no mercado Chinês, e mais tarde, quando tiver a produção controlada, e conseguir criar boas estratégias de exportação, vamos ver a chegada do carro à Europa.
- Nota: Aqui temos a vantagem de que a Xiaomi não deverá conseguir lançar o carro nos Estados Unidos. O que claro está, significa que todo o foco da fabricante vai estar em cima do Velho Continente! Onde já tem uma boa expressão com a sua tecnologia de consumo.
Ou seja, considerando que tem investido muitos milhões de dólares na indústria automóvel, podemos dizer com toda a certeza que a Xiaomi quer chegar ao mercado Europeu o quanto antes.
Quando é que a aposta Europeia vai acontecer?
Pessoalmente, acho que vamos ter novidades em 2025, com um lançamento faseado a começar algures em 2026. Porém, o aumento de produção pode não correr como a gigante espera, e por isso, o lançamento pode vir a acontecer mais tarde, ou seja, 2027.
O que seria normal, visto que esta é a primeira aposta da Xiaomi neste mundo.
A lista de preços do Xiaomi SU7 é a seguinte:
- Preço do SU7 Standard: 215 mil 900 yuan (27.535 euros)
- Preço do SU7 Pro: 245.900 yuan (31.000 euros)
- Preço do SU Max Performance: 299.900 yuan (38.000 euros)
O modelo Xiaomi SU7 ‘base’, ou seja, a versão orientada para o preço/desempenho tem uma bateria BYD LFP Blade de 73,6 kWh. Além disto, o modelo padrão conta com um alcance de 700km e pode produzir 220kW de potência e 400Nm de binário com um único motor elétrico.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!