Quando o seu automóvel não pega, isso deve-se normalmente a um problema com uma das peças que começa a funcionar quando acciona a ignição. Este facto não deve surpreender, porque, tal como acontece com o desgaste, alguma coisa acaba por avariar. Pode ser qualquer coisa, desde a bateria do carro até à bomba de combustível e, na maioria dos casos, é muito fácil de identificar e reparar. Vamos dizer-lhe como resolver o problema se o seu carro não pega!
Atenção! Isto vai resolver o problema se o seu carro não pega!
Bateria
A bateria do seu automóvel alimenta as unidades eléctricas e liga o motor. Claro que, tal como qualquer outra peça, a bateria do seu automóvel não dura para sempre. Eventualmente, as baterias enfraquecem e deixam de ter carga suficiente para ligar o motor. O mais comum é que a culpa seja de uma bateria descarregada.
Normalmente, a bateria do seu automóvel carrega-se sempre que o motor é ligado. No entanto, se não utilizar o seu automóvel durante um mês ou dois, quando tentar ligar o motor, este pode não funcionar porque a bateria se esgotou durante esse período. Outra causa comum é deixar uma unidade eléctrica, como os faróis, ligada durante muito tempo enquanto o motor está desligado. A bateria do carro fica totalmente descarregada e o carro não pega. Felizmente, recarregar a bateria não custa muito. Pode resolver este problema recorrendo à bateria de outro automóvel como fonte de carga eléctrica inicial e deixando o motor recarregar a sua bateria.
Para ligar o carro, precisa de alguns cabos de ligação que liguem o motor a outra fonte de energia. Normalmente, estão identificados com um sinal + e – ou com um código de cores para que saiba onde colocar os cabos na bateria. Prenda-os ao terminal da bateria e ao da bateria que está a utilizar para ligar o carro. Quando terminar, volte a ligar o motor e deverá ouvir o ronronar do seu veículo. Depois de o carro arrancar, deixe o motor a trabalhar durante algum tempo para que a bateria possa carregar.
Limpar os terminais da bateria corroídos
Por vezes, a bateria do seu carro está em boas condições, mas se olhar mais de perto para o terminal que a liga ao resto do carro, notará uma substância esbranquiçada ou esverdeada e, possivelmente, até mesmo um pó azulado à sua volta. Esta é uma prova de corrosão, que é causada por sobreaquecimento e fugas de fluidos e é mais comum nas baterias mais antigas.
Embora o terminal da bateria possa parecer insignificante, distribui a energia da bateria do automóvel para o resto do veículo, pelo que um terminal corroído interrompe o sistema elétrico do seu veículo. Com tempo suficiente, pode até impedir o arranque do seu automóvel.
Assim, se notar corrosão no terminal da bateria, pode limpá-lo você mesmo com alguns artigos domésticos. Primeiro, misture uma colher de bicarbonato de sódio com água. Utilize esta mistura para limpar a área afetada. Desligue ambos os terminais e, em seguida, utilize uma escova embebida na solução para raspar suavemente a corrosão. Quando terminar de limpar o terminal, aplique um pouco de massa lubrificante e volte a ligar os terminais.
Agitar o volante
Por vezes, o problema pode ser o facto de a chave nem sequer rodar quando a coloca na ignição. Apesar do que possa pensar, este é um problema comum e, felizmente, tem uma solução fácil. Em primeiro lugar, é importante saber porque é que a chave se recusa a rodar. Compreendê-lo ajudá-lo-á a resolver o problema e, potencialmente, a evitar que volte a acontecer.
Essencialmente, uma chave de ignição inicia o fluxo de corrente para o motor de arranque, que liga o motor. Isto permite que a corrente flua através do sistema de ignição. Se a chave de ignição não conseguir fazer isto, uma causa comum é um volante preso. Muitos volantes estão programados para bloquear quando a chave de ignição é retirada da ranhura, fazendo com que o volante permaneça numa posição. No entanto, quando a direção não está alinhada corretamente, isso pode constituir um problema. Isto acontece frequentemente quando se estaciona o carro e se esquece de realinhar a direção e endireitar os pneus.
Limpar as velas de ignição
Uma faísca é um dos três elementos necessários para um motor de combustão interna, o que faz com que as velas de ignição sejam uma parte importante do seu automóvel. No entanto, com o tempo, podem tornar-se defeituosas ou sujas. Se for esse o caso, é provável que note que o seu motor pára quando liga o carro. O passo seguinte é limpar ou substituir completamente as velas de ignição antigas.
Para limpar a vela de ignição, comece por retirar a tampa do motor e, em seguida, a bobina de ignição. As velas de ignição tendem a ficar presas, pelo que pode pulverizar um pouco de WD-40 sobre elas e deixá-las repousar durante alguns minutos para facilitar a sua remoção. Depois de as retirar, limpe-as e volte a colocá-las no lugar.
Substitua os filtros de combustível
Se o seu carro não pegar, pode verificar se o filtro de combustível está entupido. Da mesma forma que utiliza um filtro de ar para purificar o ar de poeiras e detritos, um filtro de combustível faz o mesmo com o combustível que coloca no seu depósito. Embora a sua localização possa variar, encontra-se normalmente entre o depósito de combustível e o motor. Uma vez que funcionam como purificadores, faz sentido que possam ficar obstruídos ao fim de algum tempo.
Se os filtros ficarem obstruídos durante muito tempo, começarão a impedir o fluxo de combustível, o que significa que o seu automóvel não conseguirá fazer circular o combustível de que necessita para arrancar. É necessário substituir os filtros de combustível com frequência.
Testar o motor de arranque
O motor de arranque do seu automóvel actua como o intermediário entre a bateria e o motor e, como o nome indica, põe o motor a trabalhar. Se o motor de arranque estiver avariado, notará que as unidades eléctricas do seu automóvel, como o rádio ou as luzes, continuam a funcionar, mas o motor não arranca. Também pode ouvir um estalido quando tenta ligar o carro.
Testar o alternador
Se alguma vez teve problemas com a sua bateria, provavelmente já ouviu a palavra alternador. Mas o que é exatamente um alternador? É a parte da bateria do seu automóvel que a mantém carregada quando liga o motor. Se tiver problemas com o motor de arranque ou se a bateria do seu automóvel ficar descarregada mesmo depois de um arranque rápido, o problema é provavelmente com o alternador. Uma forma comum de identificar este problema é se notar luzes de aviso da bateria no seu painel de instrumentos. Também pode detetar um alternador defeituoso quando os faróis começam a oscilar, passando de demasiado brilhantes a ficarem subitamente fracos.
Verificar a caixa de fusíveis e os relés
A caixa de fusíveis do automóvel tem uma série de fusíveis e relés que mantêm os componentes eléctricos do automóvel seguros. Funciona interrompendo qualquer fluxo invulgar de eletricidade num circuito, mas o resultado disto é um fusível queimado. Infelizmente, um fusível queimado pode significar que não chega energia suficiente ao relé de arranque do seu automóvel e que este não arranca.
Tudo isto vai ajudar se o seu carro não pega.
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