Se andar muitas vezes com o carro na reserva acontece isto!

Os preços da gasolina levam a que muitas vezes vários condutores acabem por andar um pouco na reserva. De facto, é um cenário recorrente para muitas pessoas entrarem no carro e verem a luz de aviso acesa no painel de instrumentos indicando que o veículo está quase sem combustível. Dito isto, o que pode acontecer se andar muitas vezes com o carro na reserva?

Se andar muitas vezes com o carro na reserva acontece isto!

Para além do risco de ficar encalhado no meio da estrada, não existem perigos imediatos em conduzir com a luz da reserva acesa. Por isso, pode salvar-se uma ou duas vezes se não se puder dar ao luxo de prolongar o seu percurso e visitar a estação de serviço. No entanto, a história pode ser diferente se o seu carro andar na reserva constantemente.

Deixar o depósito de combustível quase vazio é um dos hábitos de condução mais comuns que pode causar danos no motor e noutros compartimentos. Uma das principais consequências a longo prazo de conduzir com pouco combustível é danificar a bomba do automóvel. A gasolina no interior do depósito mantém a bomba de combustível fria e lubrificada. Quando o depósito do veículo está quase vazio, a bomba de combustível já não está submersa em combustível, aumentando a possibilidade de sobreaquecimento. Para manter a bomba de combustível totalmente submersa, é melhor manter o depósito pelo menos 1/4 cheio.

Além disso, a falta de combustível pode resultar numa falha de ignição dos cilindros do motor. Quando se viaja a rotações mais elevadas, o automóvel quer aspirar mais ar e combustível para dentro dos cilindros para aumentar a velocidade e o binário. Se o carro não conseguir bombear combustível suficiente, pode provocar sons de batida no interior do motor e resultar em danos a longo prazo. O ruído de batida do motor é o mesmo problema que ocorre em muitos veículos com turbocompressor se utilizar gasolina normal em vez de premium.

Até onde se pode conduzir com a luz do combustível acesa?

Embora seja muito diferente de um veículo para outro, pode contar com uma autonomia de 40 e 70 kms com a luz do combustível acesa.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também