Vem aí mais um carro elétrico de um fabricante de smartphones!

Os gigantes da tecnologia estão a expandir-se para o espaço automóvel. Enquanto a Apple mudou rapidamente a sua estratégia, abandonando o Apple Car e concentrando-se no software e nos serviços, os seus rivais chineses estão mais empenhados no plano original. A Xiaomi já lançou o seu primeiro carro. Para além disso está agora a trabalhar no lançamento do segundo. Já a Huawei tornou-se numa presença importante no espaço automóvel chinês graças a parcerias com fabricantes de automóveis nacionais. Agora há mais outro fabricante de smartphones na corrida aos carros elétricos e até já está a preparar o primeiro modelo.

Vem aí mais um carro elétrico de um fabricante de smartphones!

A Meizu é o próximo grande nome a juntar-se ao mundo automóvel com o seu próprio modelo.

Já sabíamos há algum tempo que a Meizu estava a trabalhar num carro. No entanto, o COO da empresa reiterou recentemente o compromisso da empresa com esta estratégia, prometendo uma revelação “ainda este ano”.

carro elétrico smartphones

Liao Qinghong confirmou na ChinaJoy 2024, no início deste mês, que o primeiro carro da Meizu será diferente de um modelo tradicional. Provavelmente porque se concentrará fortemente na tecnologia. O gigante chinês da tecnologia oferecerá a integração Flyme Auto, permitindo que os condutores mantenham os seus telemóveis e carros em sincronia.

O Flyme Auto é o ambicioso sistema operativo da Meizu para automóveis, que oferece conetividade telefónica e acesso a uma grande coleção de aplicações e ferramentas. No entanto, a peça de resistência da Meizu é a comunidade, uma vez que a empresa convidou os utilizadores a personalizarem o próximo veículo, contribuindo com ideias sobre as cores do interior, o tema do sistema operativo, a pintura e outras opções que ajudarão a tornar o próximo modelo único.

A Meizu não revelou um prazo de entrega específico para o primeiro carro da empresa, mas espera-se que seja lançado no outono. O projeto tem o nome de código DreamCar MX. Terá provavelmente a forma de um berlina, de acordo com um teaser lançado no início deste ano.

A Meizu tem uma arma importante na sua tentativa de construir um carro. A Geely, o gigante automóvel que também detém a Volvo e outras marcas, também apoia a Meizu. Assim a empresa chinesa tem acesso a tecnologia e sistemas que estão a abrir caminho para o espaço automóvel.

Entretanto, a Apple mudou o seu foco de desenvolvimento de um veículo elétrico para a criação de software e serviços.

Isto para alimentar a próxima geração de automóveis. A Apple nunca comentou a sua estratégia de construção de um automóvel. No entanto pessoas familiarizadas com o assunto revelaram no início deste ano que a empresa abandonou o projeto, despedindo alguns funcionários e atribuindo outros a vários projetos.

A expansão da Apple no sector automóvel resume-se agora ao CarPlay e ao Apple Maps. São dois projetos que irão alimentar a presença da empresa num mercado em que os fabricantes de automóveis estão a investir fortemente em software de infoentretenimento interno. Alguns fabricantes de automóveis já estão a tentar reduzir a sua dependência da Google e da Apple. Outros como a Rivian e a Tesla, estão a tentar desenvolver as suas próprias alternativas para tornar o CarPlay e o Android Auto desnecessários.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também