A revolução elétrica do mundo automóvel também fez com que a transmissão manual (leia-se, as tradicionais Mudanças Manuais) fosse algo cada vez mais parte do passado, e menos do presente. Mas, na opinião da Lexus, isso não tem de ser obrigatoriamente assim.
Consegue imaginar um veículo elétrico, com um sistema de mudanças manuais, de forma a fazer passar uma experiência de condução mais tradicional, pura, e dura, aos condutores de nova geração? Ora bem, vamos tentar perceber.
Carro Elétrico com mudanças manuais. Porquê? A Lexus explica!
Portanto, para muitos condutores, o veículo elétrico, apesar de revolucionário, é na maioria das vezes um pouco aborrecido. Acaba por ser curioso, mas para muitos condutores, o controlo e envolvimento fornecido pela transmissão manual, continuam a ser um importante contributo para uma experiência de condução agradável.
Afinal de contas, andar de carro não serve apenas para ir do ponto A para o ponto B, para muitos dos condutores que encontramos na estrada, mais concretamente os mais entusiastas pela coisa, é uma altura do dia em que se esquecem de tudo, para se tornarem um com o seu veículo de 4 rodas. Assim, para tentar oferecer uma experiência diferente do que temos agora no mercado elétrico, a Lexus investigou e desenvolveu uma nova forma de conseguir equipar um veículo elétrico, a bateria, com uma transmissão mais tradicional, ou seja, manual.
Aliás, este sistema já existe, e está implementado no protótipo UX 300e! Um SUV Compacto da Lexus, elétrico, mas que ainda assim, está equipado com uma manete para as mudanças, e claro, o velhinho pedal para a embraiagem.
Isto faz sentido? Afinal, é um sistema que adiciona pouco em termos de performance, e acaba por encarecer o produto. Bem, o Engenheiro-Chefe da Lexus (Takashi Watanabe) explica o porquê de tudo isto fazer algum sentido para a submarca de luxo da Toyota.
“Por fora, este veículo é tão silencioso como qualquer outro BEV, mas o condutor pode experimentar todas as sensações de um veículo com mudanças manuais. Trata-se de um sistema baseado em software! Por isso pode ser programado para reproduzir a experiência de condução de diferentes tipos de veículos, permitindo ao condutor escolher a sua preferida.”
Assim, este sistema, em conjunto com o DIRECT4 e One Motion Grip, ambos baseados em software, a Lexus poderá explorar novas oportunidades de personalização de desempenho para fornecer uma experiência ajustada a cada condutor.
Que sistemas são estes?
A Lexus quer conseguir separar-se das restantes fabricantes dentro do mundo elétrico. Por isso, além da transmissão manual, também apresentou o DIRECT4! Um sistema que equilibra instantaneamente o binário de tração fornecido aos eixos dianteiro e traseiro, proporcionando tração ideal em todas as condições de condução, aceleração linear, e aperfeiçoamento no comportamento em curva e postura do veículo.
Bem como o One Motion Grip, que por sua vez, é um sistema Steer-by-Wire. Ou seja, que dispensa a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha esta inovações da Lexus (Toyota) interessantes? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
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