Ainda me lembro de ser mais novo, e dizer “mãe, vou levar o carro!“, e ela respondia com um sorriso brincalhão no rosto “deves pensar que ele anda a água!“. Epá… e não é que, com a evolução da tecnologia automóvel, já existe mesmo um carro a andar a água? Abram alas ao Quantino Twentyfive!
Carro Elétrico (a água) sem baterias capaz de 2000 quilómetros!
Portanto, como já dissemos no passado, ter um Carro Elétrico não é imediatamente igual a ter um veículo baseado em baterias.
Um carro a hidrogénio também é um carro elétrico, e claro, estes novos modelos da Quantino, também são carros elétricos. A diferença é, enquanto o carro a hidrogénio usa uma célula de combustível para criar energia elétrica, os carros da nanoFlowcell contam com um sistema de combustível baseado em água com eletrólitos.
Mais concretamente, em vez de baterias, o Quantino Twentyfive utiliza seis células de combustível alimentadas por um depósito de 125 litros de um combustível líquido denominado de bi-ION.
O que é o combustível líquido Bi-ION? Bem, é um composto com água do mar e resíduos de água reciclada.
Este combustível, que volto a salientar, é na sua grande maioria água, alimenta 4 motores elétricos de 60kW, o que por sua vez significa 320 cavalos de potência e uma autonomia de mais ou menos 2000 quilômetros. Então e a aceleração? É fantástica! Visto que a motorização é capaz de levar este automóvel dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.5s.
Parece incrível? O que está a faltar?
Bem, é preciso produzir mais combustível, e claro, baixar o custo do litro do mesmo. A fabricante está a trabalhar afincadamente nesse projeto, com o objetivo de reduzir o custo para os 10 cêntimos por litro.
Além disso, para que a nanoFlowcell não seja pura e simplesmente uma fabricante de automóveis, a empresa também está pronta a licenciar a sua tecnologia a outras marcas. Ou seja, na verdade, a empresa apenas quer validar o conceito, e depois vender a tecnologia a terceiros. Muito provavelmente a única maneira de ter sucesso neste campo, tal é a rivalidade, e dinheiro envolvido neste mundo. (Especialmente agora, que o mercado automóvel parece estar 100% virado para as baterias).
Ainda assim, mesmo com todas as questões por responder, a produção dos primeiros automóveis para o mercado deve começar ainda em 2023.
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