Descubra se o seu carro está com um problema de potência

Tem a sensação de que os cavalos debaixo do seu carro perderam a força? Se assim for, pode ter um problema de potência. No entanto isto não é uma questão simples. De facto, identificar um problema de potência no seu carro pode pôr à prova a paciência de um santo, e ainda mais quando ocorre de forma intermitente, praticamente garantindo que o seu mecânico não será capaz de a reproduzir.

Descubra se o seu carro está com um problema de potência

Carro perde potência quando carrega no acelerador

Se o seu carro perde potência quando carrega no pedal do acelerador, é provável que uma avaria no sistema de combustível esteja a impedir o seu motor de obter aquilo de que necessita para acelerar. Poderá estar perante um injetor entupido, uma fuga na linha de combustível, um filtro obstruído ou uma bomba de combustível avariada.

Um injetor de combustível pulveriza combustível para o cilindro, onde este se mistura com o ar e se inflama durante a compressão, gerando a explosão que acciona o pistão. A linha de combustível é simplesmente uma mangueira ou tubo que transporta o combustível do depósito para o motor. A bomba de combustível faz o empurrão e o filtro mantém as impurezas afastadas.

Com a habilidade necessária e as ferramentas adequadas, pode substituir um tubo de combustível por si próprio, mas outros problemas podem exigir um pouco mais de esforço e equipamento.

O fumo

Um escape com fumos ou com retrocesso pode indicar demasiado combustível ou muito pouca faísca, o que pode provocar perda de potência. Isto quando a mistura de combustível e ar não se inflama totalmente na câmara de combustão, mas, em vez disso, rebenta noutro ponto do sistema. Tanto os problemas de relação combustível-ar como as questões eléctricas podem provocar falhas de ignição.

cores do fumo de escape

As velas de ignição cobertas com óleo de motor, cinzas ou outros depósitos irão falhar, assim como as velas com eléctrodos parcialmente derretidos. O fumo negro do seu tubo de escape pode indicar problemas de faísca, que podem danificar o seu motor, por isso verifique-os o mais rapidamente possível.

O fumo negro também pode significar que a sua mistura combustível-ar é demasiado rica em gasolina.

Muitos tremores

Enquanto está ao ralenti num semáforo, o seu motor envia tremores através do volante ou para o resto do veículo, resultando numa perda de potência percetível? Se assim for, a culpa pode ser dos cilindros com falha de ignição.

Se a falha de ignição for a culpada, outros sinais surgirão em breve. Estes podem incluir problemas de arranque, paragem ao ralenti (especialmente se sistemas como o ar condicionado, os faróis e/ou o desembaciador estiverem a funcionar) e um mau consumo de combustível.

Problemas em inclinações

O seu veículo tem cortes ou tem dificuldades em subir uma inclinação? Este comportamento significa frequentemente um filtro de combustível entupido. À medida que o filtro elimina a sujidade do seu combustível, vai-se sujando gradualmente e a bomba de combustível tem de trabalhar mais para fazer passar o combustível através dele. Em circunstâncias de elevada exigência, como subir uma colina pode não conseguir fornecer gasolina suficiente para fazer o trabalho.

Luz de aviso do motor

Alguns dos problemas relacionados com a perda de potência farão com que a luz de verificação do motor, se acenda. Aí dirija-se de imediato ao mecânico.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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