Os salões de automóveis profissionais e as oficinas de reparação de automóveis prestam muita atenção à qualidade da água por uma razão. A utilização consistente ou a exposição de qualquer veículo a água dura provoca manchas de água prejudiciais que são difíceis de remover. A água dura tem mais vestígios de magnésio, cálcio e ferro, que são prejudiciais para a pintura de revestimento transparente e podem ser prejudiciais para o equipamento de lavagem de automóveis. Assim vamos dizer-lhe como não ficar com o carro com manchas depois da lavagem!
Carro com manchas depois da lavagem? Faça isto para resolver!
Quando a água dura seca sobre a tinta, cria manchas de água inestéticas, que são praticamente vestígios dos minerais duros deixados para trás quando a água se evapora. A boa notícia é que as manchas de água não são o fim do mundo para a pintura do seu carro. No entanto, removê-las significa descontaminar e polir a pintura, antes de aplicar uma camada protetora de cera.
As manchas de água são difíceis de evitar quando o tempo muda, mas o enceramento e o polimento regulares podem diminuir os danos. Quando as manchas de água se evaporam sob o sol quente, os minerais duros “escavam” o revestimento transparente, deixando para trás picos e vales quando vistos sob ampliação. Esses “picos e vales” manifestam-se como riscos na pintura.
Lavar o carro
Dependendo do estado da pintura, há três ou quatro passos para remover as manchas de água dura: Lavagem, barra de argila, polimento e enceramento. É necessário tratar a pintura com uma barra de argila se a superfície ficar áspera após a lavagem. Entretanto, o enceramento sela o acabamento e ajuda a proteger contra futuros danos causados por manchas de água.
O primeiro passo é lavar todo o veículo com água (de preferência água “macia”) e um champô para automóveis de alta qualidade. Se tiver uma máquina de espuma, cobrir o veículo com espuma e deixar a mistura de sabão atuar durante um ou dois minutos ajudará a dissolver a maioria das manchas de água.
Lave cada secção com uma luva de lavagem e enxagúe com água limpa, certificando-se de que não restam vestígios de espuma ou sabão na pintura. Pegue num pano de microfibras seco e seque cada painel. Nesta altura, dedique alguns momentos a verificar as manchas de água que restam na pintura. Além disso, é a altura ideal para verificar se a superfície apresenta rugosidade excessiva.
A tinta limpa deve ser tão lisa como vidro. Se esfregar suavemente a palma da mão na pintura e a superfície parecer demasiado áspera, considere descontaminá-la com uma barra de argila antes de a polir.
Utilizar uma barra de argila
As barras são um pouco abrasivas e precisam de lubrificação para remover a sujidade sem riscar.
O truque para aplicar num veículo é lubrificá-lo de forma consistente. Pegue numa luva de lavagem, mergulhe-a num balde de água com sabão e esprema a espuma sobre a superfície. Em seguida, amasse a barra de argila e esfregue vigorosamente sobre a superfície, lembrando-se de aplicar mais sabão à medida que avança. Também pode utilizar um frasco de spray cheio com a mistura de sabão para uma aplicação mais direta.
Trabalhe no tejadilho, no capot e na bagageira antes de tratar as portas, os guarda-lamas, os para-choques e as partes inferiores do veículo. Quando a argila ficar suja ou com resíduos, amasse-a para revelar um lado mais limpo e prossiga. Termine cada secção enxaguando-a com água limpa.
Polir a pintura
Polir a pintura significa rasgar uma pequena camada de verniz para suavizar os “picos e vales” deixados pelas manchas de água dura. Utilize sempre um polimento puro, não um produto de polimento e cera que promete fazer dois trabalhos contra-intuitivos numa só aplicação. O polimento remove uma camada de verniz, enquanto a cera sela a superfície para uma melhor proteção.
Pode polir à mão ou utilizar uma ferramenta de polimento orbital. Coloque três quantidades de polimento do tamanho de uma ervilha numa esponja aplicadora e massaje suavemente em pequenos movimentos circulares sobre uma pequena secção da pintura. Limpe imediatamente o excesso com uma toalha de microfibras. Não deixe que o polimento seque antes de o limpar.
O polimento da pintura remove manchas de água dura. No entanto, tenha cuidado quando estiver a trabalhar em carros mais antigos ou vintage com uma pintura mais suave. Assim o polimento excessivo pode remover a camada transparente e expor a cor subjacente, o que não é bom.
Encerar a pintura
O passo final é aplicar uma camada de cera para proteger contra danos causados por manchas de água.
Entretanto deite três a quatro quantidades de cera do tamanho de uma ervilha numa esponja e aplique suavemente sobre uma pequena secção da pintura, de forma circular e sobreposta. Deixe a cera secar durante cinco a 10 minutos antes de remover o excesso com uma toalha de microfibras. Dobre a toalha e dê-lhe um polimento final para revelar uma pintura suave, brilhante e impecável com zero manchas de água.
Com isto acaba-se o carro com manchas depois da lavagem!
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