O seu carro caiu num buraco? Veja se tem de ir ao mecânico!

Quando estamos a conduzir na estrada e nos deparamos com um buraco, muitas vezes não o vemos e passamos por cima dele (ou vemo-lo e vamos a toda a velocidade na mesma); afinal, é apenas um buraco. De certeza que um pequeno buraco não pode causar danos duradouros ao automóvel, pois não? Normalmente, a resposta chega um momento depois. Isto quando o carro dá um salto, seguido de um som desconcertante de esmagamento e da nítida sensação de que cometeu um erro. Assim se o seu carro caiu num buraco tem de estar atento a alguns sinais.

O seu carro caiu num buraco? Veja se tem de ir ao mecânico!

Mesmo que não tenha um resultado tão evidente ao bater em cheio num buraco, há uma possibilidade muito real de que o seu carro tenha sofrido algum tipo de dano ao fazê-lo. Os veículos comerciais não devem lidar com este tipo de movimento vertical repentino. Assim as peças da parte inferior do veículo podem ter sido diretamente afectadas. Deve estar atento a certos sinais de aviso se caiu num buraco e marcar uma deslocação ao seu mecânico se os detetar.

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Danos visíveis nas rodas e nos pneus

A primeira coisa a que deve estar atento depois de bater num buraco é aos sinais óbvios de danos nas rodas e nos pneus. Os pneus furados são os principais suspeitos. Isto porque o impacto do buraco pode ter causado dano num deles, especialmente se o terreno for irregular ou escarpado. No entanto, esta não é a única coisa que pode correr mal.

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Dependendo da gravidade do impacto, bem como de qualquer desgaste existente nas suas rodas, pode encontrar sinais de desgaste do piso ou bolhas nos pneus ou no seu revestimento interior. Pior ainda, as próprias rodas podem-se ter deformado ou dobrado. Se receber um aviso de pressão baixa dos pneus no seu painel de instrumentos e o pneu em si não parecer obviamente furado ou deformado, isso pode significar que as rodas sofreram um impacto, o que é ainda pior. De qualquer forma, precisa de um especialista em pneus, imediatamente.

Quando faz a revisão do seu automóvel, um dos pontos de controlo mais importantes é o realinhamento da suspensão.

As quatro rodas do seu automóvel têm de estar perfeitamente alinhadas. Isto para que quando roda o volante, todas elas girem na mesma direção ao mesmo tempo. No entanto, se o volante tiver numa forma específica ao bater num buraco, uma das rodas pode ser forçada a ficar desalinhada em relação às outras.

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A new tire is placed on the tire storage rack in the car workshop. Be prepared for vehicles that need to change tires.

O controlo do automóvel tornar-se-á mais difícil com danos na suspensão. O volante pode ficar instável ou tremido à medida que um dos pneus roda numa direção diferente dos outros, ou pode sentir um efeito de “puxão” em que o carro começa a inclinar-se para o lado mesmo quando o volante está centrado. Uma direção desalinhada é perigosa numa estrada ativa, pelo que deve ser imediatamente realinhada.

Problemas de escape

A parte mais baixa do seu carro em relação ao solo podem ser os pneus, mas a segunda parte mais baixa é o escape. Isto significa que é o próximo a ser atingido se sofrer um forte abanão devido a um buraco. Se o buraco for suficientemente fundo ou se o seu carro saltar suficientemente alto, a ponta do tubo de escape pode bater no chão. Tendo em conta que esse tubo se destina a evitar que os gases de escape tóxicos se acumulem no seu automóvel, isso não é definitivamente uma coisa boa.

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Enquanto conduz, mantenha os olhos e ouvidos atentos a sinais de danos no escape, incluindo um som caraterístico de borbulhar vindo da traseira do seu automóvel e a fuga de fluido para a estrada. Se vir ou ouvir estes sintomas, significa que o tubo de escape, bem como os seus componentes associados, foram diretamente afectados. Um escape danificado pode levar a uma falha total do motor, o que significa que tem de ser examinado e reparado imediatamente.

Saltar e bater 

O sistema de suspensão da maioria dos veículos comerciais foi concebido para absorver e dispersar impactos ligeiros, como uma colisão ocasional ou um terreno irregular. É isto que mantém a condução mais ou menos uniforme em todas as ocasiões. No entanto com um impacto demasiado forte na parte inferior, o seu sistema de absorção de choques pode sofrer danos, diminuindo os seus efeitos ou desactivando-o completamente.

Se os amortecedores e as molas estiverem danificados, pode sentir uma condução muito mais áspera e mais forte, mesmo em terreno relativamente plano. Não só isto é geralmente desconfortável, como um sistema de amortecedores que não funciona aumenta a probabilidade de um solavanco súbito, mesmo que pequeno, poder fazer com que o seu carro raspe o chassis ao longo da estrada.

Assim se o seu carro caiu num buraco esteja atento aos sinais acima.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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