Afinal quais os sintomas de que o seu carro está mesmo a avariar?

A maioria das avarias são precedidas de sinais de aviso. É isso mesmo a que tem de dar atenção nesta altura de férias. É que afinal de contas todos queremos chegar ao nosso destino sem contratempos. Mas afinal quais os sintomas de que o carro está mesmo a avariar? Atenção que por vezes não dão assim tanto nas vistas e como tal é necessária alguma atenção.

Afinal quais os sintomas de que o seu carro está mesmo a avariar?

Danos ou corrosão na bateria

Se vir pó verde à volta da bateria ou sinais de corrosão à volta dos terminais, tenha cuidado. Especialmente se o carro tem dificuldade a arrancar ou tem outros problemas elétricos.

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Grumos de óleo espesso na vareta de medição

O óleo do motor é normalmente amarelo claro e não tem grumos. Pode testar este aspeto retirando a vareta do óleo – se estiver coberta de óleo castanho-escuro ou viscoso, está na altura de mudar o óleo e o filtro.

O óleo perde as suas propriedades lubrificantes com o tempo, o que pode causar danos no motor. Da mesma forma, quando o filtro está velho, permite que a sujidade circule à volta do motor, provocando corrosão.

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É possível efetuar uma mudança de óleo em casa com as ferramentas e os conhecimentos adequados, mas não é algo que deva tentar a menos que se sinta confiante.

Resíduos de metal no óleo

À medida que o óleo circula pelo motor, pode apanhar aparas ou resíduos de metal dos componentes à medida que estes se desgastam, especialmente nos carros mais antigos. O filtro do óleo foi concebido para apanhar estes resíduos. No entanto, se tiver notado um número significativo destas partículas no seu óleo, provavelmente está na altura de substituir o filtro.

Poças verdes ou azuis debaixo do seu carro

As poças coloridas debaixo do seu carro indicam uma fuga de líquido de refrigeração. Atestar o líquido de arrefecimento é bastante fácil – certifique-se de que, se comprar líquido de arrefecimento concentrado, o dilui de acordo com as instruções da garrafa – mas isto é apenas uma solução a curto prazo e não é aconselhável se a fuga for grande.

Se o reservatório do líquido de refrigeração estiver vazio e a fuga parecer grave, é melhor evitar conduzir o seu automóvel (mesmo que o ateste) até que o problema seja resolvido. Conduzir um veículo com pouco ou nenhum líquido de refrigeração pode causar danos graves no motor devido ao sobreaquecimento. Neste caso, procure um mecânico móvel.

Piso do pneu gasto de forma irregular

Quando os seus pneus se desgastam de forma irregular, é frequentemente um sinal de problemas na suspensão ou de rodas desalinhadas. Entretanto pode notar que o carro puxa para um lado, o volante treme ou vibra ou tem uma direção ruidosa.

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Luzes de aviso do painel de instrumentos

As luzes de aviso do painel de instrumentos podem indicar uma série de problemas, desde a manutenção normal (ou seja, quando precisa de fazer a revisão do seu carro) até problemas mais graves com o motor ou outros componentes.

Uma luz amarela é menos urgente do que uma luz vermelha. No entanto, ignorar qualquer luz de aviso não é uma boa ideia, independentemente da sua cor, e pode levar a uma avaria.

Fumo proveniente de um motor sobreaquecido

Um capot a deitar fumo significa que o carro está a sobreaquecer. Entretanto um escape que emite fumo azul significa que entrou óleo no abastecimento de combustível, afetando a capacidade do seu automóvel de funcionar como deve ser.

O fumo branco do escape sugere que entrou água ou anticongelante na alimentação de combustível.

O fumo escuro ou malcheiroso do escape indica uma relação ar-combustível incorrecta.

Agora já sabe quais os sintomas de que o seu carro está a avariar.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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