A maioria das avarias são precedidas de sinais de aviso. É isso mesmo a que tem de dar atenção nesta altura de férias. É que afinal de contas todos queremos chegar ao nosso destino sem contratempos. Mas afinal quais os sintomas de que o carro está mesmo a avariar? Atenção que por vezes não dão assim tanto nas vistas e como tal é necessária alguma atenção.
Afinal quais os sintomas de que o seu carro está mesmo a avariar?
Danos ou corrosão na bateria
Se vir pó verde à volta da bateria ou sinais de corrosão à volta dos terminais, tenha cuidado. Especialmente se o carro tem dificuldade a arrancar ou tem outros problemas elétricos.
Grumos de óleo espesso na vareta de medição
O óleo do motor é normalmente amarelo claro e não tem grumos. Pode testar este aspeto retirando a vareta do óleo – se estiver coberta de óleo castanho-escuro ou viscoso, está na altura de mudar o óleo e o filtro.
O óleo perde as suas propriedades lubrificantes com o tempo, o que pode causar danos no motor. Da mesma forma, quando o filtro está velho, permite que a sujidade circule à volta do motor, provocando corrosão.
É possÃvel efetuar uma mudança de óleo em casa com as ferramentas e os conhecimentos adequados, mas não é algo que deva tentar a menos que se sinta confiante.
ResÃduos de metal no óleo
À medida que o óleo circula pelo motor, pode apanhar aparas ou resÃduos de metal dos componentes à medida que estes se desgastam, especialmente nos carros mais antigos. O filtro do óleo foi concebido para apanhar estes resÃduos. No entanto, se tiver notado um número significativo destas partÃculas no seu óleo, provavelmente está na altura de substituir o filtro.
Poças verdes ou azuis debaixo do seu carro
As poças coloridas debaixo do seu carro indicam uma fuga de lÃquido de refrigeração. Atestar o lÃquido de arrefecimento é bastante fácil – certifique-se de que, se comprar lÃquido de arrefecimento concentrado, o dilui de acordo com as instruções da garrafa – mas isto é apenas uma solução a curto prazo e não é aconselhável se a fuga for grande.
Se o reservatório do lÃquido de refrigeração estiver vazio e a fuga parecer grave, é melhor evitar conduzir o seu automóvel (mesmo que o ateste) até que o problema seja resolvido. Conduzir um veÃculo com pouco ou nenhum lÃquido de refrigeração pode causar danos graves no motor devido ao sobreaquecimento. Neste caso, procure um mecânico móvel.
Piso do pneu gasto de forma irregular
Quando os seus pneus se desgastam de forma irregular, é frequentemente um sinal de problemas na suspensão ou de rodas desalinhadas. Entretanto pode notar que o carro puxa para um lado, o volante treme ou vibra ou tem uma direção ruidosa.
Luzes de aviso do painel de instrumentos
As luzes de aviso do painel de instrumentos podem indicar uma série de problemas, desde a manutenção normal (ou seja, quando precisa de fazer a revisão do seu carro) até problemas mais graves com o motor ou outros componentes.
Uma luz amarela é menos urgente do que uma luz vermelha. No entanto, ignorar qualquer luz de aviso não é uma boa ideia, independentemente da sua cor, e pode levar a uma avaria.
Fumo proveniente de um motor sobreaquecido
Um capot a deitar fumo significa que o carro está a sobreaquecer. Entretanto um escape que emite fumo azul significa que entrou óleo no abastecimento de combustÃvel, afetando a capacidade do seu automóvel de funcionar como deve ser.
O fumo branco do escape sugere que entrou água ou anticongelante na alimentação de combustÃvel.
O fumo escuro ou malcheiroso do escape indica uma relação ar-combustÃvel incorrecta.
Agora já sabe quais os sintomas de que o seu carro está a avariar.
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