Está é uma das maiores dúvidas dos utilizadores… Será má ideia deixar o telemóvel a carregar enquanto dorme? Muitas pessoas têm medo de o fazer, mas será que existem razões para isso?
Bem, antes de mais nada, a verdade é que todos nós já o fizemos! É quase um ritual para a grande maioria dos utilizadores, ao antes de ir dormir, ligar o smartphone ao carregador para no outro dia começar logo com aqueles belos 100% de bateria! Faz todo o sentido não é?
Claro que sim, o problema é quando ouvimos da boca de amigos ou conhecidos que carregar o telemóvel durante a noite pode danificar a bateria, causando o tão badalado efeito da ‘Bateria Viciada‘.
Pode deixar o telemóvel a carregar durante a noite ?
Portanto, a resposta é muito simples… Sim, pode deixar o telemóvel a carregar durante a noite! Mas na verdade, as coisas nem sempre foram assim. Existiam mesmo alguns perigos associados a esta prática, que felizmente fazem agora parte do passado.
Baterias de lÃtio
Caso não saiba, a esmagadora maioria dos smartphones vendidos hoje em dia contam com baterias de LÃtio. Contudo, não foi assim há tanto tempo que o mais comum era ver baterias baseadas em NÃquel, tal e qual as vulgares pilhas que por vezes ainda temos de comprar no supermercado.
Dito isto, estas baterias de NÃquel tinham tendência para ter uma memória cÃclica. Ou seja, se não as carregasse completamente entre cada ciclo, elas poderiam “esquecer” a sua capacidade máxima, basicamente o efeito que é conhecido como “Bateria Viciada” (Quem é que nunca meteu uma bateria no congelador, porque esta perdia o “vÃcio”)
Felizmente, as novas baterias à base de lÃtio não sofrem deste problema. Mas se pensa que esta é a única vantagem, está muito enganado. As baterias de lÃtio revolucionaram o mundo dos telemóveis!
Afinal de contas, conseguem ter uma grande capacidade de bateria ao mesmo tempo que têm um tamanho super compacto. Isto ao mesmo tempo que asseguram um tempo de vida significativamente maior e um tempo de carga mais baixo.
Em suma, o grande problema destas baterias modernas, é apenas a sensibilidade à temperatura.
As melhores práticas de carregamento para os smartphones modernos
As baterias de lÃtio não viciam, mas perdem capacidade à medida que os seus ciclos vão sendo utilizadores. Ou seja, cada bateria deste tipo é capaz de um número finito de ciclos de carga-descarga, por isso a capacidade da bateria reduz ligeiramente com cada ciclo.
Por isso, é necessário evitar (dentro do possÃvel) fazer ciclos completos.
- Assim, tente manter a carga da sua bateria entre os 30-80%. Entretanto, see achar isto difÃcil, tente pelo menos evitar ficar com menos de 30% frequentemente.
A funcionalidade de carregamento rápido aquece muito a bateria, e as baterias não gostam de calor !
- Tente não usar o carregamento rápido sempre que carregar o seu telemóvel. (E evite utilizar o smartphone enquanto este está a carregar)
Apesar destas baterias não ficarem viciadas, o seu telemóvel pode ter dificuldades em perceber a sua capacidade de bateria actual. Por isso pode ter de re-calibrar a bateria. Como é que isto se faz ?
- É simples, use o seu telemóvel até ao fim da sua bateria, e depois carregue-o desligado até à sua capacidade máxima. (Faça isto apenas e só para calibrar a bateria, as baterias não gostam de chegar aos 0%)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!