Carregar o iPhone 15 com o cabo errado pode tornar o Wi-Fi lento

Há muitos fatores que podem afetar o desempenho de um iPhone (ou de qualquer smartphone, na verdade) em vários aspetos, e o iPhone 15 não é exceção. Não é por causa de bugs ou falhas, ou o resultado de uma falha de hardware, mas devido a certos acessórios ligados. Na verdade, a própria Apple afirmou que os utilizadores podem começar a notar velocidades sem fios reduzidas. Isto através de Wi-Fi, dados móveis ou ambos. Tudo devido a uma ligação USB-C não compatível. Ou seja, se ligar fisicamente o iPhone 15 a um acessório ligado por USB-C ou a um cabo USB-C que não siga as normas da indústria, poderá ter problemas. Vamos então olhar para este problema que pode surgir quando estiver a carregar o iPhone 15.

Carregar o iPhone 15 com o cabo errado pode tornar o Wi-Fi lento

Pode parecer ilógico, uma vez que os cabos USB-C são utilizados para transferir dados diretamente entre dispositivos, enquanto as ligações sem fios são uma forma totalmente diferente de transferência de dados. No entanto a razão para este problema é simples: Interferência. Obstruções mais óbvias, como barreiras físicas ou uma rede com problemas, podem certamente contribuir para abrandar as suas ligações sem fios. Mas até as interferências eléctricas são conhecidas por terem um efeito semelhante.

Se suspeitar ou esperar que um cabo USB-C de má qualidade esteja a abrandar as velocidades sem fios do seu iPhone 15, existem alguns passos simples que pode seguir:

Evitar o problema, utilizando o cabo incluído!

Quando aplicável, evite utilizar a ligação sem fios no seu iPhone 15. Pelo menos enquanto este estiver ligado. Por exemplo, não a utilize para verificar o seu e-mail enquanto estiver a carregar.

Desligue o iPhone 15 do cabo, após o que a ligação sem fios deverá voltar às velocidades normais.

Tente mudar para um cabo USB-C diferente, se houver um disponível, uma vez que pode estar mais em linha com as normas atuais e não ter um impacto notável nas velocidades sem fios.

Se tiver de utilizar um cabo USB-C diferente, evite os cabos de baixo orçamento que são frequentemente vendidos junto às caixas de pagamento. Normalmente, o que se recebe é o que se paga, e isso pode resultar em todo o tipo de problemas, desde interferências a incêndios reais.

Procure os sinais indicadores de conformidade do cabo e veja sobretudo que não tem danos.

No entanto, se tudo o resto falhar, a utilização de acessórios e cabos oficiais da Apple deverá resultar no menor atrito possível. A Apple recomenda a utilização de um cabo Thunderbolt 4 (USB-C) Pro. Isto para obter velocidades de transferência elevadas e o mínimo de interferências.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também