Descubra se necessita de carregar o ar condicionado do carro!

O ar condicionado é um dos itens de manutenção mais negligenciados num automóvel. De facto só se aperceberá de que algo está errado quando o sistema soprar ar quente de forma irregular em vez de uma brisa fresca. Mas há outros sinais. Assim vamos dizer-lhe quando necessita de carregar o ar condicionado do carro.

Descubra se necessita de carregar o ar condicionado do carro!

O ar condicionado de um automóvel moderno funciona através do controlo da pressão e da temperatura para transformar um refrigerante de líquido em gás e vice-versa. Ligar o ar condicionado permite que o refrigerante a baixa pressão entre no compressor em estado gasoso. Deixa o compressor num estado de alta pressão e converte-se num líquido à medida que arrefece no condensador.

De seguida, o fluido frigorigéneo líquido de alta pressão converte-se novamente em gás à medida que absorve calor no evaporador, acabando por baixar a pressão. A circulação do fluido frigorigéneo de gás para líquido é responsável pelo ar fresco que sopra no interior do seu automóvel num dia quente e ensolarado.

O refrigerante circula dentro de um sistema de ar condicionado fechado. Se o ar condicionado não tiver refrigerante, o sistema não será tão eficiente a arrefecer o seu automóvel. Quando o sistema de ar condicionado de um automóvel perde refrigerante, isso deve-se principalmente a fugas nas muitas mangueiras e tubos do equipamento de ar condicionado. Lembre-se de que o líquido de refrigeração só tem fugas e não se desvanece.

Sinais de que precisa de ser recarregado

Quando ouve a palavra “recarregar”, significa repor o líquido de refrigeração no interior do sistema. O momento da recarga depende da marca, do modelo e da quantidade de cuidados que tem com o seu automóvel. Se o ar condicionado do seu automóvel estiver a soprar persistentemente ar quente para dentro do habitáculo, é o primeiro sinal de que precisa de refrigerante. Entretanto com líquido de refrigeração insuficiente para absorver o calor e arrefecer o habitáculo, o ar condicionado tem de trabalhar horas extraordinárias para compensar. Isto pode provocar danos prematuros no compressor e noutros componentes.

Outro sinal de que o ar condicionado do seu automóvel precisa de ser recarregado é se a embraiagem do compressor não engatar. Quando isto acontece, o sistema sopra ar quente em vez de frio. Por vezes, o ar condicionado só sopra ar frio quando se acelera, mas volta a falhar quando se pára, um sinal revelador de pouco refrigerante.

Entretanto se o ar condicionado do seu automóvel sopra ar quente e emite um odor a mofo, tem sons incómodos de chocalhos, produz um fluxo de ar fraco, mesmo com velocidades mais elevadas da ventoinha, ou verte água para o chão, pode precisar de um serviço de limpeza do ar condicionado com uma carga de refrigerante. Pode substituir o filtro do habitáculo e verificar se o problema persiste. Assim se isso acontecer, tem de visitar uma oficina de reparação de ar condicionado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também