Não faça estes erros ao carregar a bateria do seu veículo elétrico!

Várias pessoas estão a optar por veículos elétricos e a criar novos hábitos de condução. No entanto, com a nova tecnologia vêm as dores de crescimento, e assim há algumas coisas com que tem de ter cuidado. Dito isto, não faça estes erros ao carregar a bateria do seu veículo elétrico.

Não faça estes erros ao carregar a bateria do seu veículo elétrico!

A sensação de ter um carro novo é maravilhosa, quando se está preocupado em manter o interior limpo, os vidros sujos ou os riscos. Muitos entusiastas mantêm as mudanças de óleo em dia e cuidam das suas novas jantes. No entanto, com um veículo elétrico, os desafios são totalmente novos. Alguns deles incluem como e quando carregar, as velocidades de carregamento dos veículos eléctricos, os tipos de cabos, para não falar do excesso de carregamento. Por isso, aqui ficam algumas coisas que deve saber.

Cuidado com o excesso de carga

Felizmente, a maioria dos veículos eléctricos disponíveis hoje em dia são bastante inteligentes e têm muitos sistemas e software para ajudar os proprietários. No entanto, é necessário ter cuidado com vários erros comuns, como o excesso de carga.

A bateria do seu veículo elétrico é semelhante à de um smartphone, mas os hábitos de carregamento devem ser diferentes. Não o deixe simplesmente no carregador durante a noite. Pode diminuir lentamente a sua vida útil e causar a degradação da bateria.

Provavelmente já ouviu falar da regra 80-20. Se não, é algo que a maioria dos fabricantes sugere. Não carregue o seu veículo elétrico a mais de 80%. Isto a menos que vá fazer uma longa viagem. Evite que a bateria desça abaixo dos 20%. Se carregar constantemente a 100%, reduzirá a sua vida útil mais rapidamente do que se seguir a regra 80-20.

Os veículos eléctricos não estão isentos de manutenção, mas são certamente mais fáceis de cuidar do que um automóvel tradicional a gasolina. Manter a bateria saudável é crucial num veículo elétrico.

Utilizar o carregamento rápido com demasiada frequência

A moderação é a chave para tudo na vida, e este ditado também se aplica ao seu novo veículo elétrico. Por exemplo, utilizar estações de carregamento rápido a toda a hora pode degradar a bateria mais rapidamente porque está a receber muita eletricidade muito rapidamente. O facto de haver uma boa estação de carregamento rápido Tesla Supercharger ou um carregador rápido DC no local onde trabalha não significa que tenha de a utilizar diariamente ou sempre que carrega o automóvel.

Entretanto as temperaturas gélidas não são boas para a bateria, nem o calor extremo, e a utilização do carregamento mais rápido possível torna as coisas muito quentes. Como resultado, a maioria dos veículos eléctricos tem sistemas de arrefecimento da bateria e software para detetar temperaturas e reduzir as velocidades, mas é melhor prevenir do que remediar.

Todas estas reações químicas numa bateria de iões de lítio não só afetam a capacidade, como também causam degradação. Por isso, embora possa sentir-se tentado a tirar partido do carregamento rápido tanto quanto possível, é boa ideia limitar a utilização desses sistemas a quando é realmente necessário, como numa viagem de carro ou quando está atrasado para o trabalho e tem pouca energia. Em vez disso, opte por velocidades de carregamento de nível 2 mais lentas (mas ainda assim bastante rápidas) em casa ou em público.

Deixar o seu veículo elétrico ligado à corrente durante a noite

Embora seja perfeitamente possível ligar o seu veículo elétrico à corrente durante a noite, especialmente num carregador mais lento de nível 2 quando necessita de muita carga, deve evitar deixá-lo a 100% durante horas a fio. Se sabe que vai atingir a carga máxima a uma determinada hora, tenha cuidado e desligue o veículo quando chegar a esse ponto.

Esta mesma lógica aplica-se à utilização de carregadores rápidos públicos num centro comercial. O facto de um carregador estar facilmente disponível não significa que o queira utilizar sempre. Ficar com a bateria cheia e deixá-la ligada à corrente durante várias horas enquanto faz compras não é o ideal. Não é bom para a sua bateria, para o sistema de arrefecimento do veículo elétrico, para a rede ou para os outros que procuram uma estação disponível.

É certo que o seu veículo é suficientemente inteligente para interromper o carregamento num determinado ponto, mas continua a enviar energia para o carregador, a produzir calor e a fazer com que o sistema geral e a unidade de carregamento trabalhem mais do que o necessário. Para a longevidade da bateria, evite sobrecarregar o seu veículo ou deixá-lo ligado a 100% durante muito tempo.

Não deixe a bateria do seu VE chegar a zero

Nunca deve deixar que qualquer bateria de iões de lítio chegue a zero, quer se trate do seu smartphone, smartwatch, computador portátil ou do veículo estacionado na garagem. As células da bateria podem morrer permanentemente, diminuindo a capacidade total do automóvel. E, embora seja uma pequena quantidade, ao longo do tempo, isso irá somar-se a uma grande perda de autonomia. Por exemplo, após dez anos de carregamento de um automóvel elétrico, a bateria irá degradar-se lentamente, provavelmente mantendo apenas cerca de 80-90% da sua capacidade original. Isto é normal.

Deixá-la chegar a zero com demasiada frequência pode acelerar a degradação e deixá-lo com uma autonomia mais curta do que o esperado. Felizmente, a maioria dos veículos eléctricos modernos pára de andar ou obriga-o a procurar um carregador antes de a bateria ficar completamente descarregada, para evitar danos. Basicamente, não o deixará chegar a 0% de bateria. No entanto, deve tentar manter-se sempre acima dos 10-20% de carga restante.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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