A maioria dos smartphones modernos tem capacidade de carregamento sem fios. No início as pessoas até ficaram bastante fascinadas com isso. No entanto com o passar do tempo perderam algum interesse. Eis como os prós e os contras do carregamento sem fios podem afetar a bateria do seu smartphone.
É muito menos eficiente
A razão pela qual o carregamento sem fios desperdiça energia prende-se com a física da eficiência energética. Neste caso, a eficiência refere-se à quantidade de energia perdida ao transferi-la através de um sistema.
Quando carrega o seu smartphone através de um cabo, está a ligar diretamente peças de metal. Isto criando um canal estável para a eletricidade fluir com um elevado nível de eficiência. No entanto, quando coloca o seu telemóvel numa base de carregamento para carregar sem fios, existem pedaços de plástico ou vidro entre as duas bobinas indutivas. Ou seja, cria-se uma grande área para a energia escapar. As melhores estimativas indicam que o carregamento sem fios é apenas 80% eficiente no seu melhor. Na prática cerca de metade da energia gerada durante o carregamento sem fios nunca chega à bateria. Isto é incrivelmente ineficiente.
Mas porque é que isto é importante? Afinal, o telemóvel carrega, embora mais lentamente do que uma ligação com fios, por isso, quem se importa se alguma energia escapa? Bem, o carregamento sem fios também gera calor, o que pode danificar a bateria ao longo do tempo. Se substituir a bateria ou o telemóvel inteiro, isso custa-lhe dinheiro, enquanto a energia perdida e o lixo eletrónico causam danos ambientais.
O carregamento sem fios é pior para a sua bateria
O que se passa com as baterias de iões de lítio que se encontram em muitos dos nossos smartphones é que são bastante sensíveis. As células de iões de lítio só têm um certo número de ciclos de carga antes de se estragarem, por isso mesmo a utilização normal do telemóvel é tecnicamente má para a bateria. Mas algumas coisas podem tornar a vida útil de uma bateria ainda mais curta, e há evidências de que o carregamento sem fios é uma má ideia se quiser maximizar a vida útil da bateria.
O iFixit fez alguns testes. Assim descobriu que quando não alinhado com precisão numa base de carregamento, o carregamento sem fios pode consumir até 104% mais energia do que o carregamento com fios no mesmo telemóvel. Embora existam normas como a MagSafe e a Qi2, que utilizam um anel de ímanes para garantir o alinhamento adequado entre as bobinas de carregamento sem fios, a tecnologia simplesmente não consegue atingir o mesmo nível de eficiência que uma ligação com fios.
Assim, se a tecnologia sem fios for o seu método de carregamento preferido, é provável que acabe por ter de substituir a bateria do seu telemóvel mais cedo. Isto do que se o tivesse carregado exclusivamente com o cabo, o que lhe custará muito dinheiro.
Deitar o carregador sem fios fora?
Ao saber de todos os problemas com o carregamento sem fios descritos acima, pode sentir-se tentado a deitar fora os seus carregadores sem fios, mas não o faça. Em primeiro lugar, isso só contribuiria para aumentar o problema do lixo eletrónico e, em segundo lugar, o carregamento sem fios ainda tem algumas utilizações. Por exemplo, se estiver num local público e tiver de utilizar um carregador USB público, uma almofada de carregamento sem fios pode protegê-lo de quaisquer ataques de malware que possam tentar ser implantados através dessa ligação por cabo. E os carregadores sem fios de alta qualidade feitos para funcionar com as especificações do seu telemóvel podem ter um melhor alinhamento e um fornecimento de energia inteligente para reduzir a ineficiência.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!