Carregamento rápido obriga a muita coisa! Saiba o quê.

Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, é boa ideia ter muito cuidado com os cabos que usa para carregar o seu smartphone, tablet, portátil ou até o smartwatch. Mas não é só isso que tem de ter em conta, especialmente quando estes mesmos aparelhos trazem suporte a carregamento rápido.

Isto é algo muito importante de referir neste novo mundo em que um smartphone pode chegar às suas mãos com suporte a carregamente rápido, porém, sem carregador na caixa. Um grande exemplo disto está no Galaxy S23 Ultra de 2023 ou Galaxy S24 Ultra de 2024, dois incríveis topos de gama da gigante Sul Coreana Samsung, ambos a suportar carregamento rápido de 45W, mas também ambos sem carregador dentro da sua caixa.

O que significa isto? Bem, para ter acesso aos 45W, vai ter de cumprir alguns requisitos.

Carregamento rápido obriga a muita coisa! Saiba o quê.

Portanto, no caso de um dos Galaxy S mencionados em cima, precisa de um cabo USB-C capaz de chegar aos 5A, um carregador capaz de oferecer 45W de potência de carregamento, e claro, que também tenha suporte aos protocolos PPS (Programmable Power Supply) e PD (Power Delivery)

Como é óbvio, a grande maioria dos consumidores não se vai dar ao trabalho de ver todas as características técnicas de um cabo, ou de um carregador. Por isso, o mais simples a fazer é perceber se o carregador em causa chega aos 45W, e depois comprar um cabo USB-C para USB-C de uma fabricante de confiança.

Pode falhar, mas é caminho meio andado para ter um bom carregador.

Precisa mesmo de 45W? 

Além de todo este trabalho, é também boa ideia perceber se precisa mesmo de um carregador de 45W para o seu smartphone. Imagine que já tem um carregador de 25W, 30W, ou qualquer coisa capaz de oferecer este tipo de potência, em casa, que fazia parte do pacote que um outro smartphone trouxe consigo na altura da compra.

Carrega? Mesmo que não seja a 45W? Está perfeito.

Não se preocupe demasiado com o carregador do seu smartphone! Se tem um carregador em casa, e cabos, de marcas de confiança… Não é de todo o fim do mundo utilizar esse conjunto para carregar o seu novo smartphone.

Mesmo que a velocidade anunciada no carregador não seja a mesma anunciada pela Samsung no S23 Ultra ou S24 Ultra. O carregador, cabo e smartphone vão comunicar entre si, e vão chegar a uma potência ótima entre eles. O que até pode ser bom! Visto que no fundo, não carregar sempre à velocidade máxima acaba por ser bom para a saúde da bateria. (Carregamento rápido dá origem a mais calor!)

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também