Descubra se o carregador do smartphone tem problemas!

Eventualmente pode não ter notado, sobretudo se não costuma ter o carregador muito perto de si quando o smartphone está a carregar. No entanto, a verdade é que é pode ser normal que o carregador do smartphone tenha problemas. Isto é mais notório quando está a fornecer energia ao dispositivo e deixa de o carregar ou começa a aquecer. Mas quando é que deve ficar preocupado? É isso que lhe vamos explicar já a seguir.

Descubra se o carregador do smartphone tem problemas!

Como referi acima é normal que o carregador por vezes sofra alguns soluços. Ou isso ou aqueça um pouco quando está a carregar o smartphone. Afinal de contas ele converte a corrente alternada que vem da tomada em corrente contínua. Este processo gera sempre calor.

carregador quente

Para efetuar a conversão CA/CC, o carregador utiliza um componente elétrico chamado transformador. Os transformadores produzem calor devido ao processo normal de condução de eletricidade e de outras perdas. Ou seja um efeito colateral do funcionamento dos transformadores. Em geral, quanto mais corrente um transformador fornece, mais calor produzirá.

Em circunstâncias normais, notamos o carregador um pouco mais quente e está tudo bem. Mas se ficar mais quente de repente então pode existir um problema.

Mas o que é demasiado quente e quando é que um carregador pode ter problemas?

Se o seu carregador estiver quente ao ponto de ser desconfortável segurar ou tocar, é um sinal claro de que algo está errado. Isto pode dever-se a uma avaria no próprio carregador ou a um problema com a ligação entre o carregador e a tomada. Os carregadores de alta qualidade que normalmente vêm com os smartphones têm circuitos de proteção que o desligam automaticamente se algo correr mal. Mas este circuito pode funcionar mal, ou pode estar a usar um carregador de baixa qualidade ou falsificado.

carregador quente

O que fazer

Assim se o carregador estiver desconfortavelmente quente ou tiver deixado de carregar, desligue-o da tomada e procure sinais visíveis de sujidade ou obstruções nos pinos que se ligam à tomada de parede. Além disso, verifique se a porta de carregamento do seu smartphone está limpa e inspecione a porta USB do próprio carregador (se tiver uma).

Uma vez que a porta esteja limpa, tente novamente, e se ainda estiver quente, use um cabo diferente para ver se o problema persiste. No entanto há situações em que não deve experimentar nada disto e tem de desligar para sempre o carregador e arrumá-lo no lixo.

Quando se deve livrar do carregador

Se vir algum destes sinais de aviso no carregador ou no cabo de carregamento, deixe de o usar. São exemplo disso sinais de derretimento no cabo de plástico ou carregador.
Um cheiro incomum vindo do mesmo, como o cheiro a fumo ou plástico derretido.
Marcas de queimaduras ou uma quantidade súbita de calor.

É muito importante investirmos sempre num bom carregador. Se tiver um da Samsung ou da Xiaomi compre na marca e não utilize outro.  Dito isto, temos mesmo de nos afastar dos que têm baixa qualidade ou são falsos. É que esses não cumprem as normas e regulamentos de segurança que nos mantêm seguros.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também