O que procurar num carregador para o seu smartphone

Mantermos o smartphone sempre carregado pode ser difícil. Isto porque utilizamos muito o nosso smartphone especialmente quando viajamos ou passamos muito tempo fora de casa. Por esse motivo é muito importante escolher um carregador para o seu smartphone.

Tenha atenção à potência 

A maioria dos smartphones carrega-se em duas fases. A primeira é a explosão inicial, em que carregam rapidamente até 50% ou mais, e depois há a segunda, em que carregam a quantidade restante, atingindo os 100%. Para o primeiro impulso – também o mais eficaz na utilização quotidiana – ter um adaptador de corrente com a potência correta é uma das melhores coisas a fazer.

carregador para smartphone

Uma boa opção é escolher um carregador de 45W. Com um destes carregadores garante sempre a melhor velocidade de carregamento para o seu dispositivo. Para além disso alguns até conseguem carregar mais do que um ao mesmo tempo.

Lembre-se que o pode ter de levar em viagem

Um carregador não deve ser apenas potente, mas também prático para viajar. Isto significa quatro coisas: tamanho compacto, várias portas, suporte de dupla voltagem e fichas adaptáveis. O tamanho compacto e as fichas adaptáveis facilitam a sua embalagem e ajudam a eliminar qualquer preocupação de o danificar durante o transporte.

Entretanto a dupla voltagem é essencial porque garante a compatibilidade em todo o mundo. É frequente encontrar padrões diferentes quando viaja pelo mundo, mas isto ajudará a evitar uma situação em que tenha de procurar um carregador novo.

Mas isto leva-nos a uma questão que é frequentemente colocada

O telemóvel pode explodir se o ligar a um carregador mais forte?

A resposta mais curta é não. Pode ligar qualquer dispositivo USB a qualquer cabo USB e a qualquer porta USB e nada explodirá. De facto, a utilização de um carregador mais potente deverá acelerar o carregamento da bateria.

A resposta mais longa é que a idade do seu dispositivo desempenha um papel importante, ditando a rapidez com que pode ser carregado e se pode ser carregado utilizando um carregador de parede.

gastar bateria do smartphone, android bateria gasta rapidamente

Se tiver um dispositivo USB moderno, deverá poder ligá-lo a uma porta USB de alta amperagem e aproveitar um carregamento mais rápido. No entanto, se tiver um produto mais antigo, provavelmente não funcionará com portas USB que utilizem a especificação de carregamento da bateria. Poderá funcionar apenas com portas USB 1.0 e 2.0 originais (500 mA) de PC. Em alguns casos (muito mais antigos), os dispositivos USB só podem ser carregados por computadores com controladores específicos instalados, mas isto já remonta a quase duas décadas.

E quanto ao USB-C?

O USB-C é um caso especial. Embora não seja possível explodir o dispositivo ao ligar o carregador errado, é possível explodir o telemóvel, a Nintendo Switch ou outro dispositivo ao utilizar o cabo USB-C errado. Como é que se sabe qual é o cabo USB-C correto? Às vezes – e esta é a verdade feia – não pode saber. No passado, havia folhas de cálculo dedicadas a registar os bons e os maus cabos, mas os projetos parecem ter caído no esquecimento e estão agora desatualizados. Se estiver a comprar um cabo USB-C de substituição para o seu cabo fornecido pelo fabricante, recomendamos que o compre ao OEM ou a um fabricante terceiro autorizado.

E se já tiver um cabo de terceiros ou não tiver outra opção senão utilizar um? Mesmo que funcione, a velocidade de carregamento lenta pode ser um problema. Isto é preferível, no sentido em que não irá danificar nenhum hardware. Em muitos casos, o dispositivo só carregará à velocidade mínima ou quase mínima, ao contrário das opções de carregamento rápido agora suportadas por muitos dispositivos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também